17ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE DESENHO, REDAÇÃO E ARTIGO DO MUSEU DA IMPRENSA ESTÁ COM ISCRIÇÃO ABERTA
3 de outubro de 2014BATUCADA DO BOI BUMBÁ GARANTIDO REALIZA EVENTO NESTE SÁBADO
4 de outubro de 2014CURSO DE EXTENSÃO| O Curso de Biologia da Escola Superior Batista do Amazonas/ESBAM promoveu no último domingo (28/10) o Curso de Extensão sobre Macroinvertebrados Aquáticos Bioindicadores numa proposta interdisciplinar no Parque natural Cachoeira das Orquídeas, no Município de Presidente Figueiredo.
A proposta foi aceita pela comunidade acadêmica, onde alunos das diversas Instituição de Ensino Superior (IES) do Amazonas, dos Cursos de Biologia e áreas afins, participaram do projeto.
A iniciativa do prof. Me. Fernando B. Pinto Gouveia, com o apoio da Extensão acadêmica e da Coordenação do Curso de Biologia, rompeu a barreira da sala de aula e de forma concreta, mostrou aos alunos o fazer científico e a prática dos conhecimentos biológicos adquiridos na academia.
O Curso foi estruturado de forma que os alunos adquiriam conhecimentos teóricos, em Manaus, na Unidade I da ESBAM e a prática foi desenvolvida no Município de Presidente Figueiredo, no Parque Natural Cachoeira das Orquídeas.
O parque Natural Cachoeira das Orquídeas, uma área de proteção ambiental, fica localizado no município de Presidente Figueiredo, a 107 km da cidade de Manaus. Possui uma área de 800 hectares.
Nos últimos anos, os ecossistemas aquáticos têm sido alterados pela ação humana (mineração, represas, canalização, etc). Suas características ambientais, em especial as Comunidades Biológicas, fornecem informações sobre as essas ações antrópicas e o Curso discutiu e compreendeu essas comunidades.
Uma questão em especial observada no curso foi o processo de ensino e aprendizagem em um espaço não-formal, onde os docentes tiveram a oportunidade de complementar o que fora adquirido, longe do conceito abstrato adquirido em sala de aula.
Foto: Otávio Lino.