6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL BREVES CENAS DE TEATRO INICIAM NESTA SEXTA-FEIRA (14/11)
13 de novembro de 2014MAIS UMA CONQUISTA DE ANA LUISA FARIA
14 de novembro de 2014CULTURA| A partir de 2015, serão implantados por meio da Secretaria de Estado de Cultura, 14 novas unidades do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro em municípios do Estado.
O anúncio foi feito durante reunião no Palácio Rio Negro, em Manaus, entre o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, e artistas, produtores, bailarinos e professores do interior convidados pelo órgão para assistir e participar da programação acadêmica e de espetáculos do 6º Festival Amazonas de Dança.
De acordo com o secretário, o processo de escolha das cidades-sedes ainda está no início e depende principalmente do interesse das prefeituras.
“A sede do município de Parintins tem cerca de 85 mil habitantes. Deste total, cinco mil pessoas passam mensalmente pelo Liceu como alunos dos cursos de dança, teatro, música, coral, fotografia ou para assistir filmes no cinema 3D, consultar as bibliotecas, visitar as galerias de arte e salas multimídia. Junto ao talento natural do povo parintinense, calcule o impacto cultural e social deste projeto à médio e longo prazo. A mesma coisa vamos fazer em todo o interior do Amazonas”, destacou Robério Braga.
Em Envira (a 1.232 Km em linha reta de Manaus), um dos municípios onde já iniciou o processo de pesquisa, pré-seleção e capacitação de possíveis instrutores para implantação de uma das novas unidades do Liceu, a pedagoga e assessora municipal, Eriana de França, se emociona quando lembra que jovens e crianças da cidade já procuram pelos cursos. “Capacitamos mais de 100 pessoas e estamos na definição de um lugar adequado, mas a classe artística do município já está mobilizada, organizando espetáculos e shows musicais que tem um público cada vez maior”, disse.