BANDAS LOCAIS TOCAM O RAPPA E SOJA
21 de maio de 2015“AMAZÔNIA MÁGICA DE GISELE ALFAIA” SERÁ LANÇADO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA EM MANAUS/AM
22 de maio de 2015PATRIMÔNIO HISTÓRICO| Em Belém, no centro da cidade, entre a feira aberta do Ver-o-Peso e o Mercado de Ferro está o Solar da Beira. O prédio está em uma grande situação de abandono.
O Solar da Beira ou Museu do Índio é uma construção em estilo neoclássico que serviu em sua origem como ponto de fiscalização municipal do Complexo do Ver-o-Peso. Algum tempo atrás foi um museu para exposições culturais, geralmente ligadas a assuntos da arte amazônica e indígena. Atualmente está abandonado pelo poder público.
Atualmente, 120 ativistas que fazem parte do Movimento de Ocupação Solar das Artes, chamam a atenção da população para o abandono ao qual o prédio Solar da Beira se encontra.
A ocupação corre desde o dia 8 de maio, quando o grupo colocou instalação elétrica no prédio para poder habitá-lo.
O prédio é tombado nas três esferas, municipal, estadual e federal, e é administrado pela Prefeitura de Belém como parte do Complexo do Ver-o-Peso.
Os manifestantes dizem que contam com a assessoria jurídica de dois advogados e que esperam se manter no prédio até que tenham alguma resposta do poder público sobre a manutenção desse bem cultural. Eles afirmam ter protocolado um pedido de audiência pública no Solar da Beira com representante da Prefeitura de Belém. A escolha do local, justificam, é para que não haja nenhuma dúvida sobre a situação em que se encontra o prédio.
Foto: Marco Santos