PONTO DE CULTURA BATUKADA REALIZA O 4° FESTIVAL DE TEATRO DA PRAÇA 14
15 de julho de 2015BOI BUMBÁ CORRE CAMPO É O CAMPEÃO DA CATEGORIA “BUMBÁ MÁSTER A” DO 59° FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS
15 de julho de 2015FESTIVAL| A ordem de apresentação dos Bois-Bumbás, Touro Branco e Espalha Emoção, Pássaros e quadrilhas juninas do Festival Folclórico do Mocambo de 2015, foi definida por sorteio na tarde de quinta-feira, 09, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Mocambo do Arari – Pin/AM está Localizado a 60 km do Município de Parintins com gente hospitaleira, simples e alegre, bem no coração da floresta. Uma Agrovila no interior do Estado do Amazonas, que conta com serviços básicos de uma pequena cidade, com uma população de 10 mil habitantes,
O sorteio foi realizado na presença de dirigentes das agremiações folclóricas e alguns ajustes no regulamento foram feitos de acordo com o solicitado pela Associação das Tradições Culturais do Mocambo do Arari (Atracamar).
Conforme a programação oficial divulgada pela Sectur, a festa começa na sexta-feira (24/07), com a apresentação dos pássaros Jaçanã que irá se apresentar por primeiro seguido pelo Pavão Misterioso.
A primeira quadrilha a se apresentar será a Peti na Roça, vindo logo após, a agremiação Mãos Dadas no Arraiá.
No segundo dia de festa, no sábado (25/07), O boi Touro Branco faz a abertura do primeiro dia de disputa, com início da apresentação às 20 horas. Às 22h30 será a vez do Boi-Bumbá Espalha Emoção. No terceiro e último dia da festa, no domingo (26/07), o primeiro a se apresentar será o Boi Bumbá Espalha e por último o Boi Touro Branco.
O subsecretário de cultura, Junior de Souza, explicou que a pedido da Atracamar e presidentes das agremiações, alguns ajustes foram feitos no regulamento. Segundo ele, os bois irão escolher os fiscais que vão acompanhar todo o processo de julgamento da festa, desde a escolha dos jurados até a apuração. Além dos fiscais, dois membros da associação também irão acompanhar os jurados para que nenhuma dúvida possa pairar após o resultado. “Outra mudança é que a leitura das notas após a festa será feita em uma das salas da escola próxima ao Mocambódromo, com a presença dos fiscais e membros”, destacou.