ÚLTIMA SEMANA DE JULHO LEVA MÚSICA SERTANEJA PARA O SUMAÚMA
28 de julho de 2015FRANCIS BAIRDI MINISTRA OFICINA “O SER E A CIDADE- PRÁTICAS DE TÉCNICAS DE IMPROVISAÇÃO EM ESPAÇOS PÚBLICOS”
28 de julho de 2015DANÇA| Com o título “Um olhar anatômico da dança clássica na pontas”, o artigo da estudante do 4º período do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas, Nayara da Silva Faba, 19, será apresentado no “IX Seminário de Dança”, nesta quinta-feira (30), às 14h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville – Santa Catarina, evento que integra o “Festival de Dança de Joinville”, que iniciou no último dia 22 e encerra dia 1º de agosto.
Ao todo serão apresentados dez trabalhos, na categoria pôsteres, selecionados com a temática “dança”, de estudantes e profissionais de todo o Brasil.
A pesquisa de Nayara tem como objetivo possibilitar o aperfeiçoamento da técnica de pontas, por meio do estudo anatômico dos tipos de sapatilhas mais adequadas às bailarinas que se utilizam da técnica e foi realizada dentro do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica – PAIC, com a orientação da professora mestre em Letras e Artes Raíssa Costa, bailarina do Corpo de Dança do Amazonas.
Hoje, Nayara participa como bailarina convidada de vários espetáculos de dança realizados no Amazonas.
Em agosto, a pesquisa que está ainda em sua fase teórica completa um ano. A próxima fase, que termina em agosto de 2016, será de aplicação das recomendações averiguadas na fase inicial, com exercícios de fortalecimento da musculatura, identificação de arcos plantares e de tipos de pés em bailarinos voluntários, para um melhor desenvolvimento da técnica de pontas bem como para o prolongamento da saúde dos bailarinos.