TEATRO MANAUARA RECEBE A COMÉDIA ROMÂNTICA “PRIMEIRO SINAL” COM LUA BLANCO E IGOR COSSO
2 de setembro de 2015MORDOMIAS PARA QUEM APOSTAR NO ‘CAMAROTE PRIMEIRA CLASSE’ DO AVIÕES PRIVILEGE
3 de setembro de 2015CINEMA| Nos dias 14 e 18 de setembro será realizado a “1ª Mostra de Cinema Mexicano”, com exibição gratuita de filmes que foram produzidos entre os anos de 1976 e 2007. A exibição será sempre às 18h30 no Teatro Gebes Medeiros, no Ideal Clube, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro.
A mostra, que vai acontecer paralelamente em Brasília (DF), é uma das comemorações aos 100 anos de produção cinematográfica do México.
O filme apresentado na abertura da mostra será “Amores de Cão” (Amores Perros), de Alejandro González Iñárritu. Esse filme, do ano 2000, retrata as vidas de três personagens: Octavio, um jovem de classe humilde que tenta perseguir seus sonhos no meio do ambiente hostil de seu bairro; Valéria, uma modelo espanhola cujas dolorosas sequelas físicas impedirão sua vida normal, pondo sua sensatez a prova; e O Chivo, outrora guerrilheiro convertido em mercenário por salário.
“Amores de Cão” recebeu 11 prêmios Ariel (Academia Mexicana), entre eles o de melhor filme, melhor realizador e melhor ator; recebeu ainda o Prêmio BAFTA (Reino Unido) de Melhor Filme em língua-não-inglesa, Prêmio da Crítica do Festival de Cannes (França) e foi Indicado ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro em 2001.
A 1º Mostra de Filmes Mexicanos continua com os filmes “Povoado de Madera”, no dia 15, “Casta Divina”, no dia 16, “O Violino”, na quinta-feira 17 e encerra no dia 18 com o filme “Minha Vida Dentro”. (As sinopses completas dos filmes seguem abaixo).
PROGRAMAÇÃO
15.09 – Terça-feira- Povoado de Madera
No bairro maderero de San Miguel de las Cruces se entrelaçam pequenas histórias de esperanças, sonhos e amor, das quais são testemunhas dois amigos, Juan José e José Luis, que terminaram seus estudos. Com isso chega ao fim também a sua infância e o início da adolescência. Sua separação é iminente, pois ambos devem seguir a indicação de suas respectivas famílias. Sendo que um deles partirá para a capital do estado para continuar seus estudos, enquanto o outro deverá ficar no povoado para ajudar os seus.
16.09 – Quarta-feira- Casta Divina
Crônica da Guerra de Castas em Yucatan realizada no século XIX, onde a terra e as pessoas foram detidas por fazendeiros que se auto-titulavam “casta divina”. Um dos proprietário de terras adverte aos seus peões sobre chegada à terra dos revolucionários que derrubaram Porfirio Díaz. Enquanto isso, continua exercendo o direito da primeira noite e outros abusos, tanto com os funcionários como com sua própria família, que se desintegra a medida que a luta avança em direção à cidade de Mérida.
17.09 – Quinta-feira- O violino
Num ambiente de constante tensão pelo assédio militar, Dom Plutarco e seu filho, camponeses da serra que se sustentam tocando música para o povo, arriscam suas vidas para unirem-se a uma luta comunitária que os tire de sua terrível situação. De uma estrutura singela mas impactante como seus atores não profissionais, este filme pelo qual foi reconhecido seu protagonista, Ángel Tavira, no Festival de Cannes 2006, é uma crua reflexão sobre a exigência do respeito aos direitos humanos.
18.09 – Sexta-feira- Minha vida dentro
Procurando uma vida melhor do que a que não pôde encontrar em sua terra natal, Ecatepec, Estado de México, Rosa Estela Olvera Jiménez emigrou de forma ilegal para os Estados Unidos, como milhões de mexicanos o fazem anualmente. Em Austin, Texas, Rosa encontrou trabalho como cuidadora de meninos para famílias americanas e chicanas. Inclusive casou-se e teve uma filha. Ia-se integrando a uma sociedade alheia, mas que lhe permitia viver quase de forma completa, ainda que sendo legalmente, uma indocumentada. Tudo ia bem até que Brian, um menino de 18 meses aos seus cuidados, morre asfixiando ao engolir uma bola de papel. Rosa está de novo grávida quando é acusada de assassinar a criança. Começa então um longo caminho para demonstrar sua inocência no meio de um processo judicial marcado pela intolerância, o racismo e a crueldade.