TEATRO DA INSTALAÇÃO RECEBE A ORQUESTRA DE VIOLÕES DO AMAZONAS E CAMERATA DE VIOLÕES DO LICEU DE ARTES
17 de setembro de 2015ESQUENTA OFICIAL DO SAMBA MANAUS NO LAPPA BAR
17 de setembro de 2015
DANÇA| Na próxima sexta-feira (18/09), às 19h, o Teatro da Instalação recebe “Milongas”, um espetáculo de dança que vai mostrar um estilo musical tradicional originário da América Latina e Espanha, uma miscigenação de culturas que fez nascer o tango e trouxe inspiração às coreografias. No dia 23 de setembro (quarta-feira), às 20h, o palco será o belíssimo Teatro Amazonas.
Apresentado pelo Corpo de Dança do Amazonas, “Milongas” mostra a evolução do tango e sua renovação com outros moldes harmônicos e ritmos modernos, mesclando dança de salão e contemporânea.
Apresentado pela primeira vez em 2010, o espetáculo foi remontado com novo formato e vem ressaltar a contemporaneidade dos estilos, unindo o tango tradicional com o eletrônico e a dança de salão com a dança contemporânea, sem perder a essência das Milongas.
A ‘milonga’ surgiu como um estilo musical e como dança em Andaluzia (Espanha), no fim do século 19, tornando-se popular no subúrbio de Montevidéu e Buenos Aires. Mais tarde, a milonga foi absorvida pelo tango.
O espetáculo tem a direção artística de Getúlio Lima, concepção coreográfica de Monique Andrade e assistência coreográfica de Adriana Goes e André Duarte. Ao todo, 17 bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas interpretam a obra como co-autores dos movimentos apresentados e dando vida aos personagens.
A apresentação tem 45minutos de duração e foi construída em 10 cenas que têm como roteiro as músicas, dentre elas: “Tango Uno”, com música Verano Porteño (Tango Argentino – Cláudio Segovia e Hector Orezzoli),”Pulsasion”,com música Santa Maria ‘Del BuensAyre’, “Asi se Baila”, com a música Asi se baila el Tango (Verônica Verdier), “Duo de Amor”, com música Duo de Amor (AstorPiazzolla) e “Milonga Eletronica”com Pa´BailarRemix (Bajofondo).
A cenografia do espetáculo foi pensada no sentido de construir um salão de baile onde se dança milongas, com mesas e cadeiras, além de contar com figurinos elegantemente adaptados, de modo a facilitar os movimentos e modelar os corpos dos bailarinos, com referência aos grandes bailes.
Foto: Divulgação