APRESENTAÇÃO GRATUITA DA OCA E GRUPO VOCAL NO TEATRO AMAZONAS
6 de outubro de 2015CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO É TEMA DE SEMANA ACADÊMICA
8 de outubro de 2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL| No mês do Biólogo (03/09), da Amazônia (05/09) e da Árvore (21/09) o Curso de Biologia da Escola Superior Batista do Amazonas/ESBAM realizou no último dia 26 de setembro, um momento de reflexão e discussão sobre a Amazônia, no Museu da Amazônia/MUSA.
A proposta foi proporcionar aos acadêmicos um ambiente de aprendizagem diferenciado, com uma abordagem desencadeada pela problematização do cotidiano, como as queimadas excessivas da Região Amazônica, o crescimento do desmatamento e o aumento dos índices de poluição do ar, que se tornou mais evidente em Manaus, nos últimos 20 dias.
A docente responsável direcionar os trabalhos, foi a Bióloga e Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA), Aldalúcia Gomes, que atua com Pesquisa em Processos Cognitivos na Didática das Ciências, Alfabetização Científica e Metodologia da Pesquisa Científica.
Para o Coordenador do Curso de Biologia, Wagner Moreira, “A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências. Através da experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.”
O principal retorno é o fato de que “as dúvidas e observações surgem de forma espontânea. É poder agregar outros conhecimentos àqueles já adquiridos pelos alunos na sala de aula, no ambiente formal, favorecendo que eles estabeleçam relações com as diferentes áreas do conhecimentos, conectando a teoria e a prática de forma natural”, afirma Aldalúcia.
O Musa fica localizado no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus, criado em 2009, conta com uma área de 100 hectares da Reserva Adolpho Ducke, ocupando uma área de floresta de terra firme nativa que há mais de 30 anos vem sendo estudada por cientistas.
As visitas ao MUSA podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h e nas segundas-feiras, por agendamento. Para consultar valores e realizar agendamento, o envie um e-mail para agendamento@museudaamazonia.org.br ou ligue (92) 3582 3188.