GOVERNO FEDERAL REALIZA ENCONTRO COM INDÍGENAS NO VALE DO JAVARI
30 de outubro de 2015RITMO CONTAGIANTE DA AMAZON BEACH É PRESENÇA CONFIRMADA NO FESTIVAL PARAENSE
30 de outubro de 2015EXPOSIÇÃO| Há menos de um mês em cartaz, a exposição “Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes”, no Manauara Shopping, já recebeu mais de 11 mil visitantes, até o último dia 20. Devido ao grande sucesso, a mostra, que deveria terminar no próximo dia 31, continuará até o dia 31 de dezembro e trás novidades para o público com diversos novos itens.
Entre as novidades, está a presença da medalha comemorativa do centenário do Teatro Amazonas, comemorado em 1996, e de seu molde, ambos confeccionados pela Casa da Moeda do Brasil. Também será feita a troca do figurino dos manequins presentes na exposição. Além disso, visitantes poderão fazer fotos com diversos acessórios como xales, bengalas e chapéu, utilizados em grandes espetáculos feitos no teatro.
Promovida para comemorar o aniversário de Manaus, a exposição, realizada pelo Manauara Shopping e pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, é um passeio pela história do Teatro Amazonas através de imagens, maquete, livros, sons e a reprodução das plantas de construção do monumento.
Durante os finais de semana, a exposição recebe ainda uma programação cultural e musical gratuita diversificada, feita por membros de diversos corpos artísticos da secretaria como a Orquestra Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Violões do Amazonas.
Na entrada da exposição, o visitante se surpreende com um painel com a imagem que reproduz a visão que se tem quando está no centro do palco do Teatro Amazonas, e uma vitrine com cortinas de teatro, fazendo com o que o visitante se sinta o artista em pleno espetáculo.
O passeio inicia com painéis com a foto mais antiga que se tem notícia do Teatro Amazonas, construído no início do século 20. Ao lado, as plantas do projeto arquitetônico da cúpula e uma linha do tempo mostram a evolução da obra e fatos importantes ocorridos no prédio.
Na sala, o visitante se depara com peças originais que fazem parte do acervo do Museu do Teatro Amazonas e que, pela primeira vez, são expostas em outro local: escarradeiras e lava mãos de porcelana, placas de sinalização dos camarotes, escamas de madeira que formam a cúpula do teatro e sapatilhas de bailarinos famosos que se apresentaram no palco do Teatro Amazonas, como Mikhail Baryshnikov.
Mais adiante, um pequeno palco reúne vestimentas utilizadas em espetáculos de óperas, inspirada na Belle Èpoque, e cadeiras originais do Teatro Amazonas, recobertas de veludo carmim.