JYOU GUERRA FINALIZA EDIÇÃO PARA LANÇAMENTO DE SEU PRIMEIRO DVD
4 de novembro de 2015SÉRIE GUARANÁ HOMENAGEIA EXPOENTES MUSICAIS DO SÉCULO PASSADO
4 de novembro de 2015INSTALAÇÃO| Os espaços do “Lugar Uma de Artes” se transformam em ecossistemas de um bioma simbólico na instalação/ocupação “A/TEAR”, a ser aberta neste sábado, dia 7, às 19h.
O trabalho reflete sobre a crise ambiental e seus efeitos em Manaus, propondo aos espectadores uma experiência imersiva e sensorial instigante.
Com curadoria de Priscila Pinto, “A/TEAR” é uma criação coletiva de Pity Passos, Paulo Holanda e João Chagas. Com o trabalho, os jovens criadores expressam a preocupação com a problemática ambiental de hoje em Manaus, com elevado número de queimadas e fumaça sobre a metrópole.
O título da criação traz uma referência dupla ao verbo “atear”, com o significado de “pôr fogo”, e ao instrumento “tear”, que combina linhas em tramas entrelaçadas.
A partir dessa relação, Pity, Holanda e Chagas propuseram uma obra em três ambientes, interligados por linhas expandindo-se pelas paredes e pelo chão. Ao lado de tecidos e fitas adesivas, troncos, paus, cipós, sementes e carvão foram usados para compor espaços multissensoriais.
A proposta do trabalho, afinal, segundo a curadora, é dar ao visitante “a percepção de que tudo está interligado”. “Causas e consequências devem ser refletidas nas nossas escolhas cotidianas, pensando no futuro da humanidade”, diz.
A instalação/ocupação “A/TEAR” ficará aberta para visitação gratuita até o dia 21, todos os dias, das 14h às 17h30.
Pity Passos, Paulo Holanda e João Chagas são jovens artistas e estudantes do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Priscila Pinto é artista visual, escritora e professora do Departamento de Artes da Ufam. Artista mapeada pelo Itaú Cultural (2005-2006), tem obras nos acervos da Pinacoteca do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Galeria do Centro de Artes da Ufam. Tem dois livros publicados.
SERVIÇO
O quê? Instalação/ocupação “A/TEAR”
Onde? Lugar Uma de Artes- Avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
Quando? Abertura no sábado (07/11), às 19h
Visitação? Até o dia 21/11, das 14h às 17h30
Quanto? Entrada gratuita