SÉRIE GUARANÁ HOMENAGEIA EXPOENTES MUSICAIS DO SÉCULO PASSADO
4 de novembro de 2015GRUPO CARIOCA CHEGA PARA “MELANINAR” O SAMBÓDROMO
5 de novembro de 2015CONCERTO| Manaus foi presenteada com o melhor da música de violão durante o Encontro Internacional de Violão “Série Mangoré”, agora em outubro e, por conta do sucesso do evento, nesta sexta-feira (06/11), às 19h, o concerto com a Orquestra de Violões do Amazonas, irá reunir o melhor do repertório apresentado durante a programação da série, com entrada franca, no Teatro da Instalação.
Assim, de acordo com o maestro Davi Nunes, da Orquestra de Violões do Amazonas, o repertório escolhido para o concerto será um resumo de lindas obras para o violão que foram apresentadas nos quatro dias de programação da série, tais como apresentações de duos “Drewrie’s Acordes” e “La Rossignol” e músicas para orquestra como as obras “Concerto em D – Vivaldi (Allegro e Largo), além de “Leyenda de Espana” e “Zapateado Caribe”, só para citar algumas.
A série foi uma homenagem inédita ao músico paraguaio Agustín Barrios Mangoré (1885-1944), considerado até hoje como um dos artistas mais emblemáticos no violão. Ele tinha íntima ligação com o Amazonas, já que chegou a conhecer o Estado em viagens de barco e se apresentar no Ideal Clube, em 1931.
A programação da “Série Mangoré” reuniu músicos renomados que dedicaram parte de suas carreiras a interpretar clássicos de Mangoré, e envolveu, além dos concertos e masterclasses, uma exposição da pintora mexicana Maria Elena Hernandez, que foi inteiramente inspirada na música de Barrios e sua relação com a Floresta Amazônica.