GRUPO CARIOCA CHEGA PARA “MELANINAR” O SAMBÓDROMO
5 de novembro de 2015ARRAIAL DO PAVULAGEM INICIA TURNÊ EM BRAGANÇA (PA), NESTA SEXTA-FEIRA (06/11)
6 de novembro de 2015CULTURA| Para comemorar do Dia Nacional da Cultura no Brasil, celebrado em 5 de novembro, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura homenageia um dos grandes ícones da cultura Amazonense, Eduardo Ribeiro, em palestra sobre sua vida e obra, que acontece no Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, nº322 – centro Histórico), às 9h, na sala Walter Góes, com entrada franca.
A palestra será ministrada pelo professor de Língua Portuguesa da Fundação Bradesco, Frank James, que durante os dois anos em que trabalhou na Secretaria de Estado de Cultura representou o próprio Eduardo Ribeiro nas visitas guiadas ao Museu Casa Eduardo Ribeiro.
Para a palestra foram convidados 40 alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação do Amazonas, que terão a oportunidade de conhecer como Eduardo Ribeiro influenciou na cultura do Amazonas e como era o cotidiano amazonense antes e depois do legado deixado por ele.
Eduardo Gonçalves Ribeiro nasceu no Maranhão, no dia 18 de setembro de 1862 e faleceu no dia 14 de outubro de 1900. Era conhecido pelo apelido de pensador, em decorrência de ter participado ativamente dos movimentos republicanos e ter editado o jornal O Pensador, no Maranhão. Governou o Amazonas no período de 23 de julho de 1892 a 23 de julho de 1896.
No seu governo, mandou fazer o Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da Sete de Setembro, o Palácio de Justiça e inúmeras outras obras, transformando Manaus na conhecida “Paris dos Trópicos”.
O dia 5 de novembro marca a data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), e comemora o Dia da Cultura no Brasil, data criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579.
Foto: Divulgação.