CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ELEGE NOVA DIRETORIA
5 de janeiro de 2016INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A V MOSTRA PAJÉ DE FILMES INDÍGENAS
5 de janeiro de 2016CINEMA| Para celebrar os 400 Anos de Belém, o Cine Estação das Docas exibe, a partir do dia 6 de janeiro, dois filmes rodados na capital paraense em épocas distintas: “Um Dia Qualquer”, de Líbero Luxardo; e “Fisionomia Belém”, de Relivaldo Pinho e Yasmin Pires. Ainda na programação de janeiro, o Cine Estação irá exibir “Desejo e Obsessão”, de Claire Denis. A exibição dos filmes é gratuita e tem apoio do Museu da Imagem e do Som Pará, Aliança Francesa de Belém, Cinemateca Francesa e Institut Français.
“Um Dia Qualquer” é um passeio nostálgico pela Belém dos anos 60, com direção e argumento de Líbero Luxardo e música de Waldemar Henrique. No elenco: Lenira Guimarães, Hélio Castro, Eduardo Abdenor, Cláudio Barradas e Zélia Porpino. O filme conta a história de Carlos, que ao perder a esposa, passa a vagar pela capital paraense. As imagens se sucedem contando o cotidiano da cidade, com cenas no bar A Maloca, nos tipos de transporte urbano (onde se vê o trânsito da Av. Presidente Vargas), as praças da República e Batista Campos, igarapés próximos da cidade, o Ver-o-Peso, o cemitério da Soledade, a igreja do Carmo e um terreiro de umbanda.
O documentário “Fisionomia Belém”, de Relivaldo Pinho e Yasmin Pires, mostra a cidade contemporânea em meio as transformações inevitáveis, a cidade como espaço urbano em constante construção, sem estereótipos. O cineasta Fernando Segtowick, o pintor Eder Oliveira, o jornalista Lázaro Magalhães, o escritor Edyr Augusto Proença e o professor de Filosofia, Ernani Chaves são os mediadores para falar sobre essa personagem única que é Belém do Pará. São imagens editadas de uma produção que começou em 2014, por ocasião das atividades do grupo de pesquisa Comunicação, Antropologia e Filosofia, coordenado por Relivaldo Pinho, com a participação de membros de várias áreas do conhecimento.
“Desejo e Obsessão”, com Vicent Gallo, narra a história de Shane e June, dois norte-americanos em viagem a Paris. Ele é um homem atormentado, tomado por um delirante e incontrolável apetite sexual, e por isso está procurando desesperadamente um velho conhecido: Léo Semeneau, um médico francês com quem trabalhou em perigosos experimentos sobre a libido humana. Por seu lado, o Dr. Semeneau persegue Cora, sua insaciável esposa que fugiu do quarto onde é mantida presa. Tanto Shane quanto Cora gostam de atacar seus parceiros durante o ato sexual. Uma série de contratempos encaminha este estranho caso de amor rumo a um trágico desfecho.
Misto de suspense e elementos do gênero terror, “Desejo e Obsessão” tem como pontos altos a performance de Beatrice Dalle e a trilha sonora de Tindersticks.
DATAS E HORÁRIOS
06/01 (quarta-feira) – 18h: Uma Dia Qualquer/ 20h30: Desejo e Obsessão
07/01 (quinta-feira) – 18h: Fisionomia Belém/ 20h30: Desejo e Obsessão
10/01 (domingo) – 10h: Um Dia Qualquer/ 18h: Fisionomia Belém/ 20h30: Desejo e Obsessão
3/01 (quarta-feira) – 18h: Uma Dia Qualquer/ 20h30: Desejo e Obsessão
14/01 (quinta-feira) -18h: Fisionomia Belém/ 20h30: Desejo e Obsessão
17/01 (domingo) – 10h: Fisionomia Belém/ 18h: Um Dia Qualquer/ 20h30: Desejo e Obsessão
24/01 (domingo) -10h: Um Dia Qualquer/ 18h: Fisionomia Belém/ 20h30: Desejo e Obsessão
31/01 (domingo) – 10h: Fisionomia Belém/ 18h: Um Dia Qualquer/ 20h30: Desejo e Obsessão
Entrada franca. Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.