O PARAENSE, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CBF
7 de janeiro de 2016ERICK INDIO BRABO DA SILVA: “NÃO BASTA SONHAR, É PRECISO AGIR PARA REALIZAR”
9 de janeiro de 2016CONCERTO| Na próxima terça-feira (12. 01), às 20h, para comemorar o quarto centenário da capital paraense, um concerto especial será apresentado com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, com o coro lírico e quatro solistas, interpretando a Missa de Nossa Senhora da Conceição, do compositor Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896).
O concerto também vai lembrar, em 2016, os 120 anos da morte de Carlos Gomes, considerado o maior operista do Brasil, o compositor que teve forte relação com a capital paraense, e os 20 anos de fundação da OSTP.
A Missa de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais famosas de Carlos Gomes, além disso, tem um significado especial para a orquestra. “Ela marca a inauguração da OSTP. Nossa sinfônica surgiu do esforço para lembrar os 100 anos de morte de Carlos Gomes, em 1996”, relembra o tenor convidado do concerto, João Augusto Ó de Almeida.
O concerto começará com trechos sinfônicos de grandes óperas de Carlos Gomes, como “Maria Tudor”; “Joana de Flandres”; “Fosca” e “Lo Schiavo”, para depois ser apresentada a Missa. Os solistas convidados são: Lanna Bastos (soprano); Jéssica Wisniewski (mezzo-soprano); João Augusto Ó de Almeida (tenor) e Idaías Souto Jr (barítono).
Obra
A “Missa de Nossa Senhora da Conceição” foi composta por Carlos Gomes aos 23 anos e dedicada a Mamede José Gomes da Silva, amigo da família. A missa foi cantada em Campinas em 25 de fevereiro de 1859. Redescoberta na Biblioteca Alberto Nepomuceno, do Rio, na década de 70, por Benedito Barbosa Pupo, a missa foi interpretada em 17 de setembro de 1996 no Theatro da Paz de Belém.
SERVIÇO
O quê: Concerto em Comemoração aos 400 anos de Belém
Quanto: Entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia do evento.
Local: Theatro da Paz-Avenida Paz, s/n – Campina.
Informações: (91) 4009-8766/8754.