LUTADORES COMEÇAM A TRAÇAR ESTRATÉGIAS PARA O GLADIATOR FIGHT 2
20 de janeiro de 2016SERTANEJO COM ‘PEGADA’ DE CARNAVAL NO SUMAÚMA
20 de janeiro de 2016ESPETÁCULO| O compositor, cantor, violonista, arranjador e agora também romancista, Celso Viáfora traz a Manaus o espetáculo “AMORES ABSURDOS”, com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, nesta sexta-feira (22), às 20h, no Teatro Amazonas (Av. Eduardo Ribeiro – Centro), com entrada franca, numa realização do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Amazonas).
Em Manaus, as músicas do novo CD – ao lado de eternos sucessos de sua carreira como Não Vou Sair, A Cara do Brasil, Por Um Fio, Que Nem a Gente, A Pessoa entre outras – ganham nova e majestosa roupagem: o quinteto de cordas será substituído pela Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus. Um encontro que promete emocionar o público.
“Amores Absurdos” divulga um conjunto inédito de obras que reúne seu primeiro romance, seu nono CD (com as 14 canções compostas como trilha sonora do livro) e um e-book (no qual o leitor pode, durante a leitura, clicar no link ao pé da página e ouvir a música que emoldura a cena literária), promovendo, de forma inovadora, a fusão de literatura e música.
Compositor fértil e intenso (parceiro de grandes artistas como Ivan Lins, Vicente Barreto, Francis Hime e Guinga, entre outros), Celso Viáfora se viu, entre julho e setembro de 2012, angustiado com um fato até então inédito na carreira: não compunha nada que o satisfizesse.
Foi assim que, numa madrugada, ao invés de correr para o violão, resolveu ligar o computador e iniciar uma parceria com a literatura que, ao final de nove meses de trabalho, resultou no seu primeiro romance de ficção: “Amores Absurdos”, a história de amor do compositor Antônio Terra e da cantora Lídia Saviolo.
Poderia ter sido apenas a história de um compositor que dá descanso à atividade musical para flertar com a literatura. Mas não foi assim: como que enciumado com o nascimento do escritor, o lado musical de Viáfora reapareceu com robusta força e, na medida em que o romance avançava, foram surgindo canções novas para compor a trilha musical da obra literária. Outras composições, criadas em tempo anterior ao da escrita, moldavam-se à narrativa, como se houvessem antecipado a cena romanceada. Ao fim da empreitada, quatorze canções foram compostas ou pinçadas para a trilha sonora do livro.
O resultado é o CD “Amores Absurdos”, onde Celso Viáfora canta e toca violão, acompanhado por um quinteto de cordas liderado por Neymar Dias.
Romance, CD e e-book são três obras que, embora podendo ser apreciadas de forma independente, quando reunidas compõem uma obra maior, resultante da união completamente original e inédita de linguagens, mídias e conteúdos. Incorporando a poética musical à literatura e aos recursos tecnológicos do livro digital, proporciona ao leitor/ouvinte a possibilidade inovadora de compartilhar a experiência visual e imagética da leitura em paralelo à viagem sonora proporcionada pela audição da música.
SERVIÇO
O quê: Celso Viáfora e Orquestra Amazonas Filarmônica em “Amores Absurdos” no Teatro Amazonas
Quando: 22 de janeiro de 2016, às 20h
Quanto: Entrada Franca
Realização: Governo do Amazonas – SEC- CECE – OAB/AM