ELIZABETH SAVALA VOLTA A MANAUS PARA ENCENAR “A.M.A.D.A.S”
17 de março de 2016ESPETÁCULO TEATRAL “A VIÚVA” MOSTRA OBRA DE NELSON RODRIGUES EM MONTAGEM CRIATIVA
17 de março de 2016CONCERTO| Na próxima sexta-feira (18/03), a partir das 20 horas, acontece o espetáculo “Homenagem a Vinícius Dorin”, um tributo ao saxofonista, pianista e arranjador falecido no mês de janeiro deste ano. O concerto fica a cargo da Amazonas Band, sob a regência do maestro Rui Carvalho, e acontece no Teatro Amazonas, contando com 75 minutos de duração.
“Dorin despertava em mim respeito e admiração sem limites. Quando apresentei seu show, traduzi esse sentimento da amizade em uma poesia de Fernando Pessoa. Neste concerto, iremos homenagear uma pessoa que viveu um tempo fugaz, mas de forma intensa e apaixonada. É difícil de explicar o valor de um sentimento como esse. O som dele vive em nós”, completa Carvalho.
Nascido em 1962, no município de Itu, estado de São Paulo, Vinícius Dorin iniciou sua vida musical ainda jovem, como flautista da orquestra de sua cidade natal. Estudou saxofone no conservatório de Tatuí, cidade vizinha à sua, e estudou piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), na cidade de São Paulo. Entretanto, sua paixão era o saxofone, e isso o levou a atuar com diversos nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Gal Costa e Simone, e com os maestros Arismar do Espírito Santo, Laércio de Freitas e Hermeto Pascoal.
Dorin gravou dois discos: “Revoada”, de 2004; e “Amazonas Jazz com Vinícius Dorin”, de 2009, gravado ao vivo em Manaus no mês de julho. O saxofonista também esteve em Manaus por diversas vezes. Em 2005, como solista do Projeto Amazonas Jazz Band Convida; em 2006, com seu quinteto e a Banda Mantiqueira; em 2007, com o grupo de Arismar do Espírito Santo; em 2008, com Hermeto Pascoal; e em 2009 e 2010, com a Amazonas Jazz Band. Também em 2010, atuou como primeiro-saxofonista alto da orquestra em seu décimo aniversário.
Dentro do repertório do concerto, estão obras de Dorin como “Cincando”, “Caminho Verde” e “Maracatudo”, além de músicas conhecidas da MPB como “Samba de Uma Nota Só”, e outras como “Tengo Tengo”, “Dindi” e “P’ra Dizer Adeus”. A noite promete várias surpresas e muitas emoções durante a apresentação.
SERVIÇO:
Homenagem a Vinícius Dorin
Data: 18 de março de 2016
Local: Teatro Amazonas
Horário de início / horário de término: das 20h às 21h15
Entrada: Franca
Público alvo: Livre