DELIVERY HOME´S BURGER CONQUISTA NOVO PÚBLICO PELA EXCELÊNCIA DOS SABORES
19 de abril de 2016PROFESSORES DA ESBAM LANÇAM OBRAS NESTA QUARTA-FEIRA (20/04)
20 de abril de 2016DANÇA| Uma experiência inovadora que teve início em 2015, a proposta de ensaios abertos dos Corpos Artísticos, volta a acontecer nesta sexta-feira (22), às 19h, no Teatro da Instalação, com o ensaio da remontagem do espetáculo de dança “Cabanagem”, interpretado pelo Corpo de Dança do Amazonas.
A atividade tem entrada franca e tem como objetivo proporcionar troca de conhecimentos e debate sobre o processo de criação de um espetáculo de dança, as técnicas utilizadas na montagem da coreografia além de outros assuntos correlatos, para professores e estudantes de dança, bailarinos profissionais e demais interessados na arte.
Um resgate da cultura e da história local, por meio de releituras, é o que os Corpos Artísticos do Amazonas sempre buscam realizar em suas apresentações.
O espetáculo Cabanagem estreou em 2010 e retrata a revolta popular onde negros, índios e mestiços insurgiram contra a elite política na região Norte do Brasil, no período regencial. Diversas batalhas fizeram com que o movimento ficasse marcado pela violência.
O coreógrafo iniciou o seu trabalho, por meio da pesquisa das obras “Uma breve história do Amazonas”, de Márcio Souza e “No País das Amazonas”, de Marilene Corrêa.
A obra não é narrativa e o espetáculo apropria-se da essência da Cabanagem e utiliza a linguagem de Mário Nascimento para traduzir o espírito de resistência, de luta, de revolta, de preservação das culturas de determinado local. “Busquei a essência da Cabanagem em muitas andanças pela cidade de Manaus, em contato com as pessoas da rua, com a arquitetura. Além da literatura, isso serviu de fonte de pesquisa e desenvolvimento da obra”, afirma Mário Nascimento.