MODE ON EVENTOS APRESENTA “FESTIVAL GASTRONÔMICO DELÍCIAS DA ROÇA”
25 de abril de 2016BOI BUMBÁ CORRE-CAMPO COMEMORA 74 ANOS COM MUITA FESTA
27 de abril de 2016CULTURA| Considerada uma ópera cabocla por ter suas origens surgidas a partir do Theatro da Paz, o Cordão de Pássaro é uma manifestação folclórica onde cada encenação é completada com uma música. Esse teatro paraense possui características singulares explorando em sua criação artística teatro, música e literatura. O Cordão de Pássaro Colibri, original da Ilha de Outeiro, em Belém, apresentará pela primeira vez coletânea de vídeos, curtas e jingles criativos sobre as atividades culturais em que a população da ilha é protagonista. A mostra audiovisual acontecerá de 25 a 29 de abril, no Ponto de Cultura Ninho do Colibri, em Outeiro, com entrada livre.
De autoria coletiva, as produções audiovisuais reúnem temas próximos dos moradores de Outeiro como: o Círio de Nossa Senhora da Conceição, os desfiles de Carnaval, apresentações do Cordão de Pássaro Colibri, entre outros, e foram criadas a partir do projeto social chamado “Point Colibri de Comunicação” que oferece oficinas de fotografia, edição de textos e produção de roteiros, totalmente gratuitas, buscando ampliar a conscientização e o fortalecimento sociocultural da Ilha, dando atenção especial, ao resgate da manifestação do Cordão de Pássaro. Atualmente, cerca de 40 crianças, adolescentes e jovens, que moram no entorno do bairro São João de Outeiro, são beneficiados.
O Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro foi fundado há 40 anos por Teonila Ataíde com nome de Beija-Flor de Icoaraci, na Vila de Icoaraci, reunindo crianças, jovens e adultos com objetivo de preservar e manter a cultura paraense dos cordões de pássaros. Com o falecimento da matriarca, em meados da década de 90, seus filhos Laurene e Lourival, assumem o cordão e a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em Outeiro. No ano de 2008, nasceu a Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro para que o grupo pudesse desempenhar o papel social de inclusão da comunidade através de cursos e oficinas, além de resgatar a valorização do cordão de pássaro. Desde 2015, o grupo desenvolve o projeto “Point Colibri de Comunicação” que conta com apoio do Oi Futuro, através do programa Oi Novos Brasis, e busca ampliar a conscientização e o fortalecimento sociocultural da Ilha.
SERVIÇO
O quê: Mostra Áudio Visual do Ponto de Cultura Ninho do Colibri, na sede do grupo, Rua Tito Franco, 183, bairro São João do Outeiro.
Quando: 25 a 29 de Abril de 2016, das 10h às 16h.
Quanto: Entrada livre.