FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA ALCANÇA SUCESSO EM PORTUGAL COM A APRESENTAÇÃO DA ÓPERA ONHEAMA
14 de maio de 2016DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL
14 de maio de 2016CULTURA| A programação do XIX Festival Amazonas de Ópera, continua emocionando o público, por todo mês de maio, com belíssimas apresentações. E neste domingo (15), no Teatro Amazonas, às 16h e 19h, o “Concerto Bradesco II” promete encantar as famílias, em especial as crianças, que terão a oportunidade de apreciar, de forma lúdica, música erudita em alto e bom som, no Teatro Amazonas, com classificação livre e ingressos a partir de R$2,50 (meia).
Com Direção Musical e Regência do Maestro Otávio Simões, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica apresenta duas obras, que têm um papel importante para iniciação musical clássica, o “Guia Orquestral para Jovens”, de Benjamin Britten (1913-1976), e “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev (1891-1953), com textos adaptados e narração feita pelos atores locais Eduardo Klismann e Matheus Sabbá, integrantes da Cia. de Teatro Metamorfose.
Os textos foram adaptados especialmente para essas apresentações, com linguagem voltada para o público infantil. Durante o concerto Eduardo Klismann e Matheus Sabbá, artistas especialmente convidados, irão teatralizar as obras, usando adereços cênicos e técnicas do teatro musical. Para eles, esse primeiro contato com a música erudita é muito importante para as crianças, no que diz respeito à formação pedagógica e cultural. E definiram sua participação no “XIX Festival Amazonas de Ópera” como “engrandecedora”.
O “Guia Orquestral para Jovens” foi composto em 1945, por Benjamim Britten, após convite para colaborar em um filme educativo que se chamaria “Instrumentos da Orquestra”, que tinha como objetivo familiarizar as pessoas com os instrumentos de uma orquestra.
Benjamim Britten usou como base para obra um tema do compositor barroco inglês Henry Purcell, tirado da música incidental que compôs para a peça “Abdelazar”. O tema original é tocado inicialmente por toda a orquestra. Depois, ele é repetido conjunto por conjunto de instrumentos: madeiras, metais, cordas e percussão.
A estreia da obra “Guia Orquestral para Jovens” foi apresentada pela Filarmônica de Liverpool, sob a regência de Sir. Malcolm Sargent, no dia 15 de outubro de 1946, com enorme sucesso, e narrativa escrita pelo libretista Eric Crozier.
O “Guia Orquestral para Jovens” já foi apresentado em 2013, no palco do Teatro Amazonas, em um concerto da “Série Guaraná”. Na ocasião, a apresentação da obra foi um verdadeiro sucesso de público e teve como seu narrador o ator local Paulo Queiroz.
“Pedro e o Lobo” é uma história infantil contada através da música, composta pelo compositor e pianista ucraniano, Sergei Prokofiev, em 1936, reconhecido como um dos compositores mais celebrados do século XX, conhecido por obras como o balé “Romeu e Julieta” e as óperas “O Amor das Três Laranjas” e “Guerra e Paz”.
A obra foi criada com objetivo pedagógico de mostrar às crianças a sonoridade dos diversos instrumentos musicais que compõem uma orquestra, dessa forma, cada personagem ganha vida, sendo representado por um ou mais instrumentos musicais: Pedro: Quarteto de Cordas/ Passarinho: Flauta Transversal/ Pato: Oboé/ Gato: Clarinete/ Avô: Fagote/ Lobo: três Trompas/ Caçadores: Timbales / Tímpanos / Bumbo.
Serviço
Concerto Bradesco II – Guia Orquestral para Jovens / Pedro e o Lobo.
Quando? 15 de maio, às 16h e 19h (domingo)
Onde? Teatro Amazonas – Centro