“CONCERTO BRADESCO II” APRESENTA MÚSICA ERUDITA PARA AS CRIANÇAS
14 de maio de 2016“ÓPERA STUDIO – DON GIOVANNI” APRESENTA AS AVENTURAS AMOROSAS DE UM SEDUTOR
16 de maio de 2016CULTURA| Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, será realizado uma programação especial na Semana Nacional de Museus (de 16 a 22 de maio), que esse ano chega a sua 14º edição, com o tema “Paisagens Culturais”.
Enfatizando a necessidade da valorização da pluralidade cultural e a diversidade paisagística do país, a programação da 14ª Semana Nacional de Museus tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma experiência nova através da percepção das paisagens culturais do Amazonas.
Coordenados pelo Departamento de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o Museu do Homem do Norte, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Teatro Amazonas, Museu do Seringal Vila Paraíso e Palacete Provincial entram na Semana de Museus com programação gratuita recheada de diversas apresentações acadêmicas e culturais, como exibição de filmes e documentários, espetáculos teatrais e de música, além de lançamento de livro e novas exposições.
Entre os destaques da Semana Nacional do Museu, o Palacete Provincial inaugura no dia 17 de maio, às 9h, a nova exposição “Paisagens Culturais: Manaus Histórica” no Museu de Numismática Bernardo Ramos, e no dia 18, às 13h, a exposição “Restaurar”, no andar térreo do Palacete, que irá exibir o trabalho de restauro dos falsos Gobelins do Teatro Amazonas, do artista italiano Domenico de Angelis, do ano de 1897, que foram encomendadas para compor o ambiente suntuoso do salão nobre, com o intuito de fazer alusão à tapeçaria tradicional francesa Gobelin. As peças do Teatro Amazonas por serem confeccionadas na técnica da pintura, não em tear com lã ou seda, foram então chamados de Falsos Gobelins.
Também no dia 18, o Museu Casa Eduardo Ribeiro vai expor desenhos sobre a Semana Nacional de Museu, uma criação dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, a partir das 9h. E às 10h, acontece apresentação musical da Camerata de Violões do Liceu.
No dia 16, às 10h, o professor Christian Pio Ávila comanda a palestra “Questão Antropológica das Populações Ribeirinhas”, no Museu do Homem do Norte. No dia 17, às 10h, o Museu Casa Eduardo Ribeiro recebe a palestra “A importância de Eduardo Ribeiro para o Amazonas”, com o professor Alfredo Lopes e no dia 18, às 13h, oficina de pintura com Nilde Marçal.
Já no Palacete Provincial, também no dia 18, às 10h, acontece a Mesa Redonda com o tema “Intelectuais Amazonenses – caminhos e possibilidades para a pesquisa”, com a presença dos professores Davi Avelino Leal e Almir Diniz Carvalho Júnior, e como moderador Hélio Dantas, que também lança seu livro “Arthur Cézar Ferreira Reis: Trajetória Intelectual e Escrita da História”, às 13h, no Café do Pina.
ProgramaçãoDiaInternacionalMuseus2016