SEMANA NACIONAL DE MUSEUS CONQUISTA A POPULAÇÃO
25 de maio de 2016FILMOTECA ACREANA APRESENTA MOSTRA SUPER HERÓIS NA BIBLIOTECA PÚBLICA
30 de maio de 2016CONCERTO| Nesta segunda-feira, 30, acontece, no Palco do Teatro Amazonas, o último concerto da programação do XIX Festival Amazonas de Ópera, o Concerto Bradesco IV, com o Grupo Vocal do Coral do Amazonas e a Orquestra de Câmara do Amazonas, interpretando árias de óperas dos séculos XVII ao XIX. O espetáculo é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e patrocínio do Banco Bradesco.
Com direção artística e regência de Hermes Coelho, regente associado aos Corpos Artísticos do Teatro Amazonas e professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Juremir Vieira (tenor), Miriam Abad (soprano), Roberto Paulo (baixo) e Thalita Azevedo (contralto), do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos, interpretam obras de mestres que foram referência na música em sua época até hoje, do Brasil, Itália, França, Inglaterra e Alemanha para o mundo.
Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a música tem um papel fundamental na aproximação do público às artes. “Executar peças eruditas são importantes, tanto para imortalizar seus autores, quanto para difundir a cultura clássica em nosso estado, que vem recebendo a cada ano, em apresentações como esta, um número maior de expectadores”, declarou.
Alberto Nepomuceno (1864-1920) – O brasileiro é considerado um dos principais compositores nacionalistas, defendia o uso da língua portuguesa na música clássica. É dele a frase “não tem pátria um povo que não canta em sua língua”. De Nepomuceno, será interpretada a obra “Suíte Antiga”.
Antonio Vivaldi (1678 -1741) – Um dos maiores compositores e músicos italianos do período barroco tardio, sua obra é mundialmente conhecida. O público pode até não atribuir a música ao seu criador mas, no mundo todo, pelo menos um trecho de um dos quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni ou “As Quatro Estações” soa familiar, seja por estar na trilha sonora de algum filme, comercial de tv, etc. De Vivaldi, serão interpretadas as obras Credo e Beatus Vir RV 598.
George Frideric Handel (1685 – 1759) – Considerado um dos grandes mestres do Barroco europeu, foi um célebre compositor e instrumentista germânico que fez da Grã-Bretanha seu lar. Sua produção compreende mais de 600 obras, muitas delas de grandes proporções e foi de extrema importância para a formação da cultura musical britânica moderna. Serão interpretadas as músicas “Overture” e “Chorus”, da ópera Giulio Cesare.
Henry Purcell (1659 -1695) – Numa época em que a música italiana era a preferida em toda a Europa, o compositor inglês ajudou a consolidar a música britânica no cenário europeu. De Purcell, serão interpretados árias e coros de sua única ópera escrita, Dido e Enéias, obra em três atos que têm algumas das maiores árias já escritas.
Jean-Philippe Rameau (1683 – 1764) – Não foi apenas o compositor francês mais importante do século XVIII, como também influenciou a teoria musical, com suas suas obras ricamente ornamentadas. Será interpretada a música “Les indies galantes”, da obra Balé heroico.
O Coral do Amazonas foi criado em 20 de julho de 1997, com o objetivo de promover, cultivar e difundir o canto coral no estado do Amazonas. O repertório do Coral consta de obras eruditas de compositores brasileiros e estrangeiros, incluindo, para efeitos didáticos, arranjos especiais de obras populares e folclóricas, predominando estilo erudito.
Orquestra de Câmara do Amazonas
A Orquestra de Câmara do Amazonas foi criada em 15 de Julho de 2002, com o objetivo de pesquisar e difundir a música de câmara, com apresentações em ambientes restritos – daí o nome “câmara”, contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical do Estado. Este tipo de organização dataria do século IX, composto principalmente por instrumentos de cordas, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo. Já o nome, teria surgido no período clássico da música.
SERVIÇO
Concerto Bradesco IV
Dia: 30 de maio de 2016, às 20h
Local: Teatro Amazonas – Rua 10 de Julho, s/nº, Centro.
Entrada: Ingressos a partir de R$2,50(meia) a R$50,00 – verificar setores e respectivos custos
pelo site : www.bestseat.com.br ou na Bilheteria do Teatro.
Informações: (92) 3232-1768