ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SALÃO DE ARTES DE VINHEDO
25 de maio de 2016BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS ABRE AS PORTAS PARA A 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
25 de maio de 2016DANÇA| Trabalhar a expressão corporal por meio de um processo colaborativo, unindo ideias de vanguarda com teorias de base da dança farão parte do projeto “Construindo Diálogos”, dia 25 de maio, às 20h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, estreando com atividades deworking in progress na programação do 19º Festival Amazonas de Ópera (FAO), evento realizado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e patrocínio do Banco Bradesco.
O projeto “Construindo Diálogos” foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança KLAUSS VIANNA 2014, da Fundação Nacional de Artes, órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.
Com iniciativa da direção artística do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e com os apoios da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC), o projeto teve início ainda antes do FAO ter começado, com oficina realizada no mês de abril sobre dança contemporânea e mesa redonda sobre os processos criativos da dança, no dia 16 de maio, ambas atividades na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Neste tipo de atividade, será apresentada uma coreografia ainda em processo, de modo a desmistificar o processo de construção da mesma, bem como a concepção de figurinos, cenários, iluminação, enfim, apresentar as etapas que envolvem a criação e discutir com o público as escolhas feitas, de forma a refletir sobre a estética proposta. A partir disso, busca-se ouvir as primeiras impressões do público, sobre a obra no estágio em que ela se encontra.
Para a realização da montagem coreográfica, o elenco de bailarinos e assistentes do CDA estão em contato com o coreógrafo convidado Alex Soares, que realiza laboratórios criativos e vai compondo a obra. Neste processo, o coreógrafo define os caminhos estéticos, o figurino, o cenário, a iluminação, a trilha sonora, dentro de uma temática pré-concebida por ele, que também pode sofrer ajustes e receber novas informações.
No processo criativo nada é fixo, estático, pré-estabelecido, ressalta Getúlio Lima, diretor do Corpo de Dança do Amazonas. “Durante o processo acontecem descobertas que envolvem ou definem as escolhas do coreógrafo para a construção da obra. É importante pensarmos e percebermos a obra como um organismo vivo, ou seja, em constante transformação”, declarou.
Com direção artística de Getúlio Lima, coreografia de Alex Soares, figurino de Branco Souza e iluminação de Dyego Monnzaho, o work in progress é um espetáculo livre, sem censura e voltado para todo o tipo de público que tenha interesse em dança, em arte.
O coreógrafo paulista Alex Soares possui vasta experiência na área da dança, com trabalhos desenvolvidos no Brasil e no exterior, em companhias de dança contemporânea como Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), Balé Teatro Guaíra e Cisne Negro Cia de Dança, com as quais obteve experiência variada com coreógrafos nacionais e internacionais.
SERVIÇO
Working in Progress – Construindo Diálogos, com o Corpo de Dança do Amazonas – XIX FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA
Dia: 25 de maio de 2016, 20h
Local: Teatro da Instalação – rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro.
Entrada: Gratuita