USINA DE ARTE JOÃO DONATO RECEBE O ESPETÁCULO “MÚSICA PARA TODOS” COM ANDRÉ DANTAS
14 de junho de 2016INSCRIÇÕES ABERTAS DO PRÊMIO DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO ARTÍSTICA 2016 DA FCP
14 de junho de 2016FORMAÇÃO| Nos dias 22 a 26 de junho, das 09h às 13h, acontece o curso “Fotografia: entre o fixo e o movimento”, com Danilo Bracchi, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilhos França, 522, Belém/Pará). São laboratórios de experimentação e criação para os amantes desta arte. O curso visa estimular os participantes a realizarem diálogos poéticos entre dança, teatro e fotografia, tendo a imagem como indutora de movimento e o movimento como provocador de imagens. A proposta é desenvolver um laboratório de idéias /encontros nesse território onde a tríade movimento/espaço/fotografia estabelecem uma linguagem hibrida, com interfaces que possibilitam experimentar esses desdobramentos. Participam dessa experiência criativa os artistas convidados Clyeton Telles (Fotógrafo) e Leonardo Venturieri (Músico). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho.
Já o “Laboratório de Cianotipia”, com Ionaldo Rodrigues, que acontece no período de 23 a 26/06, das 9h às 14h, propõe conversas a partir de leituras de imagens, um pouco de história da fotografia e experimentações dos participantes com a cianotipia, processo de impressão desenvolvido pelos pioneiros da fotografia no século XIX. A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. O processo possui este nome porque as imagens assim produzidas apresentam-se em azul. Isto acontece pelo fato de se basear em sais de ferro e não prata. Também é conhecida como ferroprussiato ou “Blueprint”. O material técnico a ser utilizado no laboratório será fornecido pelo Sesc e as inscrições vão até dia 21 de junho
Aproveitando esse momento de encontro e convivência, o Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Sesc Boulevard também vai promover aos participantes do projeto “Belém 16:16” um café da manhã informal dia 26 de junho, a partir das 10h, data do encerramento dos laboratórios. O projeto “Belém 16:16”, iniciado em 2011, consiste na realização de um conjunto de ações culturais na área da fotografia, com foco na cidade de Belém em todas as suas dimensões, tendo como temática a reflexão sobre a cidade em suas múltiplas dimensões.
As inscrições para os laboratórios podem ser feitas na sede do Sesc Boluvard, na Av. Boulevard Castilho França, 522, de forma gratuita para os comerciários e seus dependentes, e com a taxa de R$ 30,00 para o público em geral.
Foto: Suane Melo