IMPÉRIO FIGHT ACONTECE NA QUADRA DO UNIDOS DO ALVORADA NESTE SÁBADO (18), EM MANAUS
18 de junho de 2016NÚCLEO ARTÍSTICO DO MAGDALENA ARCE DAOU APRESENTA PRÉ-ESTREIA DE “CORAÇÃO OLÍMPICO”
18 de junho de 2016CINEMA| Em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a Delegação da União Europeia no Brasil realiza, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho, o 12° Festival de Cinema Europeu. O evento, que neste ano traz o tema Convivências, acontece no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, S/N, Centro) e vai até o dia 1° de julho de 2016.
O Festival, que acontece simultaneamente em outras oito capitais brasileiras, traz 11 filmes de diferentes países europeus, como Alemanha, Portugal, Suécia, França, e outros.
Segunda-feira, dia 20
De 2013, o drama alemão Ocidente, de Christian Schwochow, traz a história da mãe Nelly e de seu filho Alexej, cujo pai, Wassilij, é um físico altamente renomado na Alemanha Oriental, mas que deixou a família por causa de seu trabalho. Três anos após a ida de Wassilij, Nelly quer se casar com um homem da Alemanha Ocidental para ter e dar uma vida melhor para Alexej.
Recomendado para maiores de 12 anos, o filme já foi premiado no Festival de Cinema Alemão de 2014, no Festival Internacional de Cinema de Montréal de 2013 e no Abras Film Festival, da França.
Terça-feira, dia 21
Da Eslováquia e produzido em 2015, o filme O Limpador, de Peter Bebjak, conta a história de Tomás, um jovem não muito sociável, cujo hobby é se esconder e observar a rotina de seus vizinhos. Em uma dessas observações, se apaixona por Kristina, uma moça que mora com seu irmão mais velho, e logo descobre que há algo de errado com essa família. O filme é recomendado para maiores de 15 anos.
Quarta-feira, dia 22
Uma comédia otimista do diretor Alvaro Fernández Almero, o espanhol As ovelhas não perdem o trem, de 2014, conta a história de um grupo de amigos na faixa dos 40 anos que começa a enfrentar os dramas e as mudanças da sociedade atual, combinando situações do cotidiano com cenas surrealistas facilmente identificáveis. Recomendado para maiores de 12 anos.
Quinta-feira, dia 23
O filme húngaro Aglaja, de Krisztina Deák, conta a história da infância e da adolescência da menina Aglaja, filha de uma família de artistas de circo do Leste Europeu que foge para a Europa Ocidental depois de cometer um roubo que lhes permite começar uma nova vida. De 2012, o filme é recomendado para maiores de 16 anos.
Sexta-feira, dia 24
A história de sobrevivência da nigeriana Hope e do camaronês Léonard no Deserto do Saara é o tema do drama francês Hope, de Lojkine Boris, de 2014. Com o objetivo de fugir da África para a Europa, os dois se defendem dos perigos da área hostil, firmando uma parceria que logo evolui para um romance. Premiado na Semana da Crítica no Festival de Cannes de 2014, o filme é recomendado para maiores de 10 anos.
Serviço: 12° Festival de Cinema Europeu
Data: 20 de junho a 1º de julho.
Local: Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, s/nº – Centro
Hora: sempre às 18h30, com exceção do dia 1º de julho, que também terá uma exibição às 14h.
Entrada: gratuita.
Classificação indicativa: conferir a programação.