MOVIMENTO MARUJADA ENCERRA TEMPORADA EM MANAUS NESTE SÁBADO
17 de junho de 2016GLORY OPERA E ILLUSION COMANDAM SABBAROCK NO PORÃO
18 de junho de 2016ESPETÁCULO| O grupo paulistano Parlapatões, com mais de 40 comédias, chega a Manaus com o espetáculo O Burguês Fidalgo. As apresentações, pelo projeto Vivo EnCena, acontecem em junho, dias 24 (sexta) e 25 (sábado), às 20h e, 26 (domingo), às 19h, no majestoso Teatro Amazonas. A escolha de O Burguês Fidalgo, de Moliére está profundamente ligada ao momento histórico brasileiro, visto com humor, onde o grupo faz uma divertida versão da comédia clássica. Ainda muito atual, o texto fala diretamente das necessidades de uma classe em ascensão em sua desenfreada busca por prestígio social.
O chamado “sonho burguês de nobreza” – desejo de uma classe dominada em ocupar o lugar da classe dominante – é retratada pelo Sr. Jordain, o burguês do título que, embora seja casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se projetar socialmente. Suas tentativas o expõem ao completo ridículo e revelam o quanto está cercado de interesseiros, que tiram proveito das ilusões que o burguês cria sobre si mesmo. O gênio de Molière vai além da visão sobre o comportamento social e, por meio da força demolidora do humor, se volta para os conflitos sociais e políticos ocultos nas relações cotidianas na vida de um homem que se deixa enganar para ser aceito socialmente.
As apresentações de O Burguês Fidalgo em Manaus encerram a turnê deste espetáculo pela temporada 2016 do projeto Vivo EnCena. Após a sessão do dia 25 de junho, haverá um bate-papo da série ‘Encontros Vivo EnCena’, com a participação do ator e diretor do espetáculo Hugo Possolo, do ator e parlapatão Raul Barretto e do curador do projeto Expedito Araujo. Além da proximidade com o artista, o encontro permite aos participantes conhecer e compartilhar histórias inspiradoras e ideias transformadoras para a cultura brasileira.
O Vivo EnCena oferece também workshops gratuitos e intercâmbios que buscam a formação de plateia e a inclusão cultural. Realizado há mais de doze anos, o projeto beneficia 20 estados brasileiros e tem curadoria e gestão do Teatro Vivo, na capital paulista.
Em 1991 surgiu o grupo teatral Parlapatões, voltado para a comédia, técnicas circenses e improvisação. Produziram mais de 46 diferentes espetáculos, promoveram eventos, mostras e festivais. Hoje, o grupo tem o seu teatro próprio, o Espaço Parlapatões, reconhecido nacionalmente por sua programação artística e pelo seu papel na revitalização do centro paulistano. Em janeiro de 2013 inauguram o Galpão Parlapatões, na Lapa, que funciona como centro de treinamento circense e sala de ensaio para teatro, circo, música e cinema. Os Parlapatões são realizadores, junto à JLeiva e Chaim Produções, da Festa do Teatro, que em suas três edições já distribuiu mais de 100 mil ingressos de teatro gratuitamente para a população paulistana e carioca. Os Parlapatões mantiveram também, entre 2005 e 2012, o Circo Roda, que realizou os espetáculos Stapafúrdyo, Oceano, DNA – Somos Todos Muito Iguais e Caravana – Memórias de um picadeiro.
O Vivo EnCena integra a plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas essencialmente à música e às artes cênicas. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.
Serviço
O que: Espetáculo ‘O Burguês Fidalgo’
Quando: 24, 25 e 26 de junho
Onde: Teatro Amazonas
Horário: 20h (24 e 25); 19h (26)
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia) / 50% de desconto para Cliente Vivo Valoriza e colaboradores VIVO e um acompanhante.
Pontos de venda: Bilheteria do Teatro (terça à sábado das 9h às 17h e aos domingos 13h às 17h) ou pelo sitewww.bestsite.com.br.