VIDA RIBEIRINHA É TEMA DE EXPOSIÇAO NO ESPAÇO DA CIDADANIA AMBIENTAL (ECAM)
21 de junho de 2016ESPETÁCULO TRADUZ PARTICULARIDADES, HÁBITOS E CRENÇAS AMAZÔNIDAS
21 de junho de 2016MEIO AMBIENTE| Durante o período de 07 a 17 de junho, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por meio da Gerência de fiscalização (Gefa) em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) realizou a “Operação Malhadeira”.
A intervenção ocorreu nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Amanã e Mamirauá, onde apreenderam mais de 3 toneladas de pescado, entre as espécies, a piracatinga, que está com pesca proibida.
Foram apreendidos mais de 1.800kg de piracatinga, mais 1.600 kg de Pirarucu e 150 kg de outros pescados ilegais. Além do pescado, foram apreendidos 03 pacas, 04 macacos da espécie Guariba, 02 espécies de quelônios, 17 carcaças de antas, 8 carcaças de pacas e 6 carcaças de tartaruga da Amazônia. Também foram apreendidas 05 embarcações, e em uma das abordagens foram encontrados 34kg de entorpecentes, o suspeito foi detido pelos policiais militares que atuavam na operação e conduzido para a delegacia regional do município de Tefé.
Em um total de 123 abordagens, foram lavrados 17 autos de infração, que juntos somam o valor de R$ 216.760,00 (duzentos e dezesseis mil, setecentos e sessenta reais), 29 termos de apreensão, 9 termos de doação, 2 termos de soltura e 2 termos de destruição.
O pescado apreendido foi doado às comunidades locais e os animais silvestres abatidos à Instituição Mamirauá para fins de estudos científicos.