CÃO BLOGUEIRO VISITA FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS
25 de junho de 2016BOI CAPRICHOSO ENCERRA PRIMEIRA NOITE SOB GRITOS DE BICAMPEÃO
25 de junho de 2016FESTIVAL| Com o calor e agitação de sua Galera inigualável (Item 19), parafraseando Israel Paulain, o Boi Bumbá Garantido fez a abertura do Festival Folclórico de Parintins 2016, tendo como primeiro ato, o Ritual Karajá, comandado pelo Pajé André Nascimento, a visão do fim apocalíptico e do renascimento.
O Boi da Baixa defende o tema “Celebração”, dividido em três momentos: a Ancestralidade, a Tradição e Fé e Folclore Amazônico. Na noite desta sexta-feira (24/06), sua apresentação foi marcada pela ancestralidade, com a exaltação dos povos da floresta e a força ancestral. Exaltando os Parintitins, os Mundurukus, Kayapós, Kamayuras, as diferentes etnias que compõem a origem dos Amazônidas.
O Boi Garantido exaltou a convivência pacifica entre os povos, celebrando a gênese da criatividade e da vida, através de uma apresentação que evidenciou a identidade e a cultura do Boi Bumbá em Parintins. Outro momento marcante do Boi do Povão foi a encenação da Figura Típica Regional, que retratou o Caboclo Sacaca, ilustrando as manifestações das “potências” espirituais dos povos da floresta e o universo místico entre homem e floresta, e esta troca intensa de vida entre ambiente e os seres que nela vivem. A primeira noite representa a bandeira de resistência, comunhão, paz, harmonia, o sagrado e o divino.