“PETELECO” FAZ APRESENTAÇÕES NO TEATRO GEBES MEDEIROS
20 de julho de 2016SÉRIE DE CONCERTOS COMEMORA 10 ANOS DA AMAZONAS JAZZ BAND
20 de julho de 2016CULTURA| A arte acompanha o homem desde o início da humanidade e está presente em nossas vidas diariamente, sendo uma fonte de inspiração, criatividade, beleza, contemplação e admiração. E, em comemoração ao “Dia Nacional das Artes”, 12 de agosto, haverá uma diversificada programação para o público, nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (Rua Gandu, Avenida Noel Nutels – Cidade Nova). A programação é gratuita e a classificação é livre.
Durante o dia todo, nos três dias de programação, no Cine Teatro e no Anfiteatro do Centro de Convivência, acontecerão com espetáculos teatrais, exposições de artes visuais, apresentações de música e dança, entre outros, envolvendo os alunos e professores do Unidade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com promoção da socialização da arte em suas mais variadas modalidade, além de aprimorar as capacidades perceptivas, inventivas, imaginativas e criativas dos alunos da comunidade.
Envolvendo em torno de 500 alunos dos cursos de dança, teatro, música e artes visuais, com faixa etária de 4 a 77 anos de idade, a História da Arte será enfatizada, desde os primórdios, passando pela Antiguidade, Idade Média, Renascimento até os dias atuais, por meio de performances, repertórios românticos e populares e coreografias produzidas pelos professores no decorrer do primeiro semestre do ano em curso.
A data celebra as atividades artísticas, que podem abranger diversas áreas, como o teatro, o cinema, a literatura, o circo, a pintura, etc. O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do Decreto de Lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, regulamentando a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções inseridas no que seria considerado um trabalho artístico.
De acordo com a legislação brasileira, o artista é o profissional que “cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública”.
Programação
20 a 21/07- das 09h às 20h- Exposição de Artes: “Manaus, monumentos históricos e seus pontos turísticos”, com os trabalhos dos alunos do curso de Desenho e Pintura e Desenho Artístico.
20/07- a partir das 18h- alunos de Danças Urbanas da Terceira Idade e Teatro Adulto apresentam as performances “Pré-história”, “Egito” e “Grécia”.
21/07- manhã e tarde- apresentações de dança e performance teatral, com os alunos de Jazz, Iniciação à Dança, Baby Class e Teatro Infantil. Noite- alunos de Teclado e Violão apresentam músicas contemporâneas. Às 19h30, os alunos de Dança de Salão, Teatro e Jazz, apresentarão os espetáculos “Romeu e Julieta”, “O Cisne Negro” e “Valsa”, no Projeto Retrarte.
22/07- alunos de Violão, Teclado, Iniciação à Dança e Teatro apresentarão números musicais como “A Evolução das Artes”, “Aquarela do Brasil”, “Frevo”, entre outros. Pela tarde, acontecem as intervenções de “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, com “Narizinho”, “No Reino das Águas Claras”, “Cuca”, e “Emília”, apresentadas também pelos alunos de Iniciação à Dança e os de Teatro Infantil e Juvenil. À noite, os alunos de Dança de Salão e Jazz apresentam “Saga de um Canoeiro”, “Xote Cabocla”, “Tinta” e “Arte Contemporânea.”