“FORRÓ DO NETÃO” COMEMORA CINCO ANOS COM FESTA NO RANCHO SERTANEJO
21 de julho de 2016INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O WORKSHOP “O FAZER MUSICAL” COM FELIPE BARÃO
21 de julho de 2016CULTURA| O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realizou mais uma edição do Programa de Integração (PI), projeto que oportuniza aos alunos do ensino médio da Escola Sesc, visitas em comunidades indígenas. O projeto é considerado peça fundamental para o aprendizado por ser uma verdadeira troca de conhecimentos culturais e sociais.
No grupo de 44 alunos, diversas atividades e brincadeiras foram realizadas como: futebol, voleibol, oficina de foguetes com garrafas PET, arco e flecha, dança de roda, dança do parixara e cabo de guerra. Brinquedos foram doados, simbolizando a solidariedade. Lendas, histórias e tradições fizeram parte da programação de três dias.
Além da comunidade Curicaca, crianças e jovens da Comunidade Santa Rosa também participaram da atividade. Através de uma trilha, todos conheceram o pé da serra para conhecer a primeira fonte de água da comunidade.
Durante o PI, foi produzido um material audiovisual para registrar o conceito do projeto, além de por em prática técnicas cinematográficas, bem como uso de imagem, roteiro e direção. A ideia é que os alunos aplicassem no material todos os conhecimentos adquiridos através de oficinas ministradas por Thiago Briglia, cineasta, durante o Ciclo De Palestras, ação interna da Escola Sesc.
O Programa de Integração (PI) visa estimular a cultura e enriquecer o ensino com as raízes de um povo primitivo que integra a rica história do país. Os alunos são acompanhados por uma equipe técnica formada por professores, psicóloga, coordenadora da turma e fotógrafo.
Foto: Alex Paiva