CONCERTO| O Consulado Geral do Japão em Manaus e a Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura irão realizar um espetáculo “Uma Noite de Instrumento Musical Japonês”, no Teatro Amazonas, na terça-feira, 2 de agosto, às 20h, com entrada franca. O evento celebrará, dois dias antes, o jogo Japão x Nigéria que acontece pelas Olimpíadas 2016, na Arena da Amazônia, na cidade de Manaus.
Na programação da noite, três grupos de origens diferentes irão se apresentar: a dupla Yuzo Akahori (Shamisen) e Yoohei Kaito (Taiko), de Taubaté-SP, com o repertório Odaiko solo, Kisetsu no kaori, Hajime, Tsugaru Jongara Bushie Karin; o grupo de Koto – Belém-Pa, com as canções Rokudan no Shirabe, Hanaikada, Tsuchiningyo e Yoguiri no shinobiai; e o Grupo Fuugakazan Taiko, de Manaus, com a composição Raku.
O concerto celebra o jogo Japão x Nigéria e é um momento de reunir descendentes e amantes da cultura japonesa. “Não é a primeira vez que trazemos eventos como esse para Manaus, dentro do Teatro Amazonas. O espetáculo é lindo e ajuda a difundir nossa cultura. Para quem não conhece, vale muito à pena!”, afirmou Sandra Nagase, assistente cultural do Consulado do Japão em Manaus.
Os grandes representantes da cultura milenar japonesa e que estarão presentes no palco do Teatro Amazonas serão os instrumentos Shamisen e o Taiko.
O Shamisen é um instrumento que mede em torno de um metro de comprimento e possui apenas três cordas. Para tocar é utilizado um instrumento chamado “bachi”. Ao contrário do violão, não há nenhuma marcação (casas) no braço e tudo tem que ser aprendido “de ouvido”.
O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.
.
Serviço: Concerto “Uma Noite de Instrumento Musical Japonês”
Data: Terça-feira, 2 de agosto de 2016.
Local: Teatro Amazonas.
Entrada: franca.
Horário de início: 20h.
Público-alvo: Livre
Leave a Reply