ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA WORKSHOP A POESIA DA CANÇÃO
31 de agosto de 2016REINO UNIDO DA LIBERDADE COMEMORA 35 ANOS DE FUNDAÇÃO
31 de agosto de 2016FESTIVAL| Nesta quarta-feira, o Casarão de Idéias abre a programação da 7ª edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios” com o espetáculo “Saudade de Mim”, da companhia carioca Focus. A abertura será às 20h no Teatro Amazonas (rua Tapajós, s/n, Centro – Largo de São Sebastião). Com entrada gratuita, o festival será realizado de 31 de agosto a 04 de setembro na cidade de Manaus, com apresentação no Teatro da Instalação e em mais outros espaços públicos da capital amazonense.
A montagem trazida pela Cia Focus de Dança (RJ) une Candido Portinari e Chico Buarque de Holanda. O espetáculo inicia com a canção “Construção”, que conduz a cena da vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.
Canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha” surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço” de Candido Portinari, se impõem na história.
A montagem Saudade de Mim exigiu da Focus Cia de Dança muitas aulas e workshop que incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.
A primorosa direção de Alex Neoral unido à dança contemporânea brasileira faz de Saudade de Mim um espetáculo diferente, onde um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos da companhia carioca com a junção de parte da pintura de Candido Portinari e da obra de Chico Buarque, fazem do espetáculo um grande sucesso.
Oito oficinas voltadas para a formação em dança fazem parte do 7ª edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios”.
Na segunda-feira (29), teve início ‘Permeabilidades – Estratégias para uma Dança Criativa’ que está sendo ministrada pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro, da Quik Cia de Dança na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Rua Leonardo Malcher, 1728, Centro.
E hoje (31), o Casarão de Idéias (rua Monsenhor Coutinho, 273, Centro) administra a oficina de ‘Dança e Exploração do Movimento’ por Marila Velloso, Pedro Almeida, Ryan Lebrão, a partir das 14 horas.
O Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios está em sua sétima edição e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia, O Boticário na Dança, Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do Prêmio Klauss Viana e o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e é uma execução do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).