UNIVERSO LÚDICO COM TEMÁTICA AMBIENTAL EM CARTAZ NO TEATRO MANAUARA
2 de dezembro de 2016PORÃO ABRIRÁ PARA HAPPY HOUR DURANTE TODO O MÊS DE DEZEMBRO
2 de dezembro de 2016BOI-BUMBÁ| O Boi-Bumbá, uma das expressões artísticas de maior relevância na identidade cultural no Estado do Amazonas, teve seu auge na década de 90, com lotação de público nos espaços destinados para celebrar a cultura e o folclore através da música, dança e espetaculares indumentárias, formando um conjunto cênico que conquistou milhares pessoas, que vinham para Manaus, para conhecer o Boi Bumbá e a arte de Parintins. Com o tempo, outros ritmos dominaram o cenário musical, dissipando toda a efervescência bovina na capital amazonense, que sempre foi a principal vitrine para o Festival Folclórico de Parintins.
Quase duas décadas depois, surgem novos espaços para celebrar a cultural regional através da Toada, que tem como seu mais intenso e bravo guerreiro em defesa da Toada, o artista P.A. Chaves, que consolidou o Clube da Toada, carinhosamente chamado de “C.T.” ou “Caldeirão”, como endereço certo para cantar e dançar as toadas de Garantido e Caprichoso, emplacando a 8ª (oitava) Temporada ininterrupta de apresentações, onde passaram os principais artistas parintinenses (nascidos ou por afinidade) e revelou tantos outros, oportunizando se tornarem conhecidos.
Outro local é o Point da Toada (Atlético Rio Negro Clube, Av. Epaminondas- Centro), sob a direção do cantor e compositor Roberley Assis, que investe na difusão da cultura amazônica, valorizando os artistas regionais, assim como Toadeira Beer, idealizado pelo levantador de toadas Leonardo Castelo, que objetiva reunir os apaixonados pela toada e conquistar um novo público, às sextas-feiras no Butiquim da Pareca (Anexo da Quadra da Gresmi Aparecida- Rua Ramos Ferreira, s/n, no Centro).
O mais recente espaço que desponta neste cenário é o Boteco do Boi (Boteco Spettos–Av. Japurá, 390, Centro), que em um misto de Bar e Restaurante, reproduz o clima dos bares da Ilha de Parintins com o contagiante ritmo do “dois pra lá e dois pra cá”, organizado por Jardell Bentes e Cláudio Rocha. Confira a programação e agendas das casas bovinas em Manaus, acessando suas redes sociais. Valorize nossa cultura!!!
Foto: Yghor Palhano