GALERIA DO LARGO RECEBE AS EXPOSIÇÕES “PAROPSIDIS POETICS” E “CARTÕES DE NATAL DA CULTURA”
16 de dezembro de 2016HERBERT MATAGAL E FÁBIO HENRIQUE CONQUISTAM CINTURÕES DO AFC 2, EM COARI (AM)
16 de dezembro de 2016NATAL| Desde 2002, uma grande festa é realizada no Teatro Amazonas e entorno, para comemorar o nascimento do Menino Jesus, culminando num grande concerto que envolve o talento de artistas locais e convidados da música, do teatro, da dança e das artes plásticas.
E, neste ano, 1.867 pessoas estarão envolvidas, entre mão de obra direta e indireta – das quais aproximadamente 500 fazem parte dos corpos artísticos -, no espetáculo intitulado “Concerto de Natal – Natividade”, com texto do escritor amazonense Max Carphentier, que acontece no período de 16 a 21 de dezembro, no Teatro Amazonas.
Ao todo serão apresentadas 10 récitas ao público, distribuídas em horários diferenciados, que contarão a história bíblica do nascimento de Jesus Cristo em 15 cenas ricas em mensagem de amor e paz, traduzidas por meio de canções, balés, cenários, que têm como base a obra “Revelações de Natal”, escrita por Max Carpentier especialmente para o espetáculo deste ano, sob a direção geral-Robério Braga.
O espetáculo também é dirigido por William Pereira e tem a direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro. O espetáculo conta ainda com Flávia Furtado (direção de palco); Maria Lúcia Gurgel (assistente de direção); Fábio Luís Retti (iluminador); Fábio Namatame (figurinista); Juliano Batista (assistente de figurino); e João Guilherme Ripper (compositor).
O elenco principal foi definido no mês de outubro deste ano, após quatro dias de audições, que contou com a participação de 200 candidatos, dos quais foram selecionados 24 artistas para compor os dois elencos que irão se alternar no palco do Teatro Amazonas, durante as apresentações. São eles: Emanuel Conde e Marden Jefite (São José), Dhijana Nobre e Mirian Abad (Maria), Isabelle Sabrié e Patrícia Chaves (Voz da Estrela Guia), Thalita Azevedo e Marinete Negrão (Isabel), Fabiano Cardoso e Miqueias William (Gaspar), Enrique Bravo e Juremir Vieira (Anjo Gabriel, Melchior), Roberto Paulo e Luiz Carlos L. da Silva (Baltasar), Jorjão Pampolha e Davi Chaves (Papai Noel), Katia Freitas e Tamar Freitas (Pastora 1), Carol Martins e Elane Monteiro (Pastora 2), Raquel Machado e Damares Machado (Pastora 3), Vicente Henrique e Paulo Queiroz (Jesus).
O “Concerto de Natal – Natividade” contará, ainda, com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral do Amazonas, do Madrigal Ivete Ibiapina, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), do Balé Folclórico do Amazonas, do Grupo Vocal do Coral do Amazonas, do Balé Experimental do CDA, dos grupos de Balé e Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
Natividade é uma Cantata-Auto de Natal criado a partir da obra de Max Charpentier e com música composta por João Guilherme Ripper.
A primeira parte do espetáculo é a narrativa do nascimento de Jesus, a anunciação, nascimento, chegada dos Reis Magos. Com roupagem de época, os olhos do público se voltarão ao passado e a uma história que atravessa gerações, celebrada anualmente.A segunda parte aborda o Natal e suas eternas mensagens de amor, paz e esperança, mensagens essas que comungadas até hoje, celebradas e resgatadas pela fé das pessoas, onde o nascimento de Jesus é símbolo de novos e eternos recomeços.
Em todas as récitas haverá intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para pessoas com deficiência auditiva e serviço de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, que também poderão acompanhar a programação elaborada em Braille. O Teatro Amazonas possui lugares reservados para pessoas com deficiência física e intelectual, além de monitores capacitados para auxiliar pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Foto: Alfredo Fernandes
Serviço: Concerto de Natal “Natividade”
Data: Sexta-feira, 16 de dezembro: 20h | Sábado, 17 de dezembro: 17h e 20h | Domingo, 18 de dezembro: 11h, 17h e 20h | Segunda-feira, 19 de dezembro, até quarta-feira, 21 de dezembro: 20h.
Local: Teatro Amazonas
Entrada: Franca
Público-alvo: Livre