ARENA DA AMAZÔNIA É PALCO DA DESPEDIDA DE FORMIGA
17 de dezembro de 2016FAVELA VIEIRALVES MANTÉM A TRADIÇÃO DO MELHOR DO SAMBA E PAGODE
22 de dezembro de 2016ARTES MARCIAIS| Celeiro de grandes talentos do esporte, o Amazonas é um dos maiores polos de atletas de Jiu Jitsu e Luta-Livre do Brasil. Entre estes, desponta Allan Cortinhas, que se orgulha em falar de sua dedicação ao Esporte e por sua paixão por Presidente Figueiredo, cidade onde foi criado. O Atleta vem se destacando no mundo das lutas, é Faixa Preta, Líder da Astra Fight Team em Manaus, aluno do Lendário Mestre Antônio Aleixo, conhecido como “Totonho da Luta-Livre”. Depois de sua mais recente vitória em um desafio de Faixa Pretas na Terra das Cachoeiras, e na tarde de hoje, ficando em Segundo colocado no XII Campeonato Amazonense de Submission, o lutador de 29 anos conversou com o Portal Cultura Amazônica sobre sua carreira, planos, inspirações e as dificuldades que enfrenta na região para levar seu trabalho esportivo e social adiante.
CA- Quem é Allan Cortinhas?
AC- Um sonhador, extrovertido e batalhador. Natural de Belém, criado em Presidente Figueiredo, e me considero fruto dessa terra maravilhosa.
CA- Como foi o contato com a luta livre esportiva?
AC- Foi aos 15 anos de idade. Ao sair da escola me deparei com umas 30 pessoas treinando em um espaço pequeno, fiquei curioso, passei a frequentar este espaço e com pouco tempo comecei a treinar. Foi espontâneo e rápido este envolvimento com a luta-livre.
CA- Quem são suas inspirações?
AC- Minha mãe Inocência, excelente profissional da educação, Mestre Totonho, Marcelo Brigadeiro como Liderança, Mestre Leonardo Chocolate, Erberth Santos e Maciel Cavalcante como atletas.
CA- Quais seus planos futuros?
AC- Continuar o trabalho com a Luta – Livre e o MMA, colocando Presidente Figueiredo como um dos grandes polos da luta do Amazonas e quem sabe do Brasil, revelar atletas e conhecer o Brasil e o mundo participando de competições.
CA- Quais suas maiores dificuldades de ser um atleta competidor?
AC- O acúmulo de funções. Ao mesmo tempo tenho que ministrar aulas, supervisionar os projetos sociais, ajudar a Federação a qual faço parte, conseguir lutas para meus atletas, cuidar da família e do trabalho. Gosto de competir para incentivar meus alunos, na busca por melhorias em sua vida pessoal e profissional, através do esporte.
CA- Presidente Figueiredo é a Rota da Luta?
AC- Eu, minha equipe, meus alunos e a FASUB estamos trabalhando há 06 anos no município, trabalho árduo, mas que nos enche de orgulho, já são 06 eventos realizados no município, atletas campeões Brasileiros e Amazonenses, campeões de MMA, então posso considerar que Figueiredo é sim a rota da luta.
CA- Qual a maior dificuldade para dar continuidade no trabalho realizado?
AC- A minha maior dificuldade é por não ter o apoio necessário, tendo em vista que 90% dos meus trabalhos são sociais e desenvolvo este projeto com crianças carentes, mas com o pouco apoio que recebemos conseguimos desenvolver um trabalho de excelência.
CA- Onde são e quantas crianças e adolescentes atendem seus projetos sociais?
AC- Trata-se do PROJETO SOCIAL ASTRA FIGHT TEAM
Temos em Presidente Figueiredo, onde possuímos cerca de 80 crianças e adolescentes liderados pelo professor Hélio Júnior e o Instrutor Alexandre Marcião. Em Manaus temos no bairro Lagoa Verde, um trabalho desenvolvido há 06 anos dentro da Igreja Católica Cristo Rei, atendendo 30 crianças e adolescentes com o professor Mario Santos. Já no Alvorada 01, são atendidas 40 crianças e adolescentes, sob o comando do professor Simão Tavares e na comunidade José Bonifácio, Zona Norte, são mais de 40 crianças e adolescentes com o professor Carlos França e Rafael Sanyo. Todos os alunos que dão aulas nos projetos foram formados por mim. A Astra Fight Team – AFT – é uma equipe de Balneário Camboriú, uma das maiores equipes de MMA e Luta -Livre do mundo, com atletas no UFC, PANCRASE e BELLATOR. Liderada (a AFT) pelo mestre Marcelo Brigadeiro, tenho a honra em ser o representante da marca em Manaus.
CA- Qual seus títulos mais importantes e sua próxima competição?
AC- Sou Bicampeão Brasileiro de Luta-Livre, Bicampeão Norte-Nordeste, Tetracampeão da Copa Tradicional BrunoCilla e Tetracampeão Amazonense, Vice campeão no XII Campeonato Amazonense de Submission.
O Mestre Allan Cortinhas é referência no mundo desportivo e é um exemplo de como aliar esporte e cidadania. Em Janeiro, busca seu título inédito em São Paulo, quando acontece a competição da ADCC – Submission Fighting World Federation, mas ainda está em busca de apoio financeiro devido aos altos custos da viagem.