DICAS DE VIAGENS: BAIXO CUSTO, DIVERSÃO E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
30 de janeiro de 2017PAINEL CULTURAL POR LUCIANO BITTENCOURT
31 de janeiro de 2017CULTURA| O Portal Cultura Amazônica elenca 10 Destaques de 2016, que de uma forma ou de outra, realizaram suas atividades de forma diferenciada. Limitados a esta dezena, nos orgulhamos das centenas de pessoas que fazem a diferença e buscam uma sociedade melhor.
ROSA DOS ANJOS
Representante das Artes Visuais no Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura) e Presidente da Associação de Cultura do Estado do amazonas (ACEAM), Rosa dos Anjos foi curadora da exposição ‘Três Tempos’ da Artista plástica Eliane Mezari. Curadora na exposição coletiva no Mercado Adolpho Lisoa. Exposição Coletiva “Arte em Movimento”. Participou como Júri no 1º Salão Pan-Amazônico de Artes. Exposição coletiva na Galeria Moacir Andrade do Sesc/AM, “Expressões Amazônicas”. No Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), na Galeria de Artes Helena Gomes da Silva, participou da exposição coletiva ‘Mulheres Artistas Contemporâneas’. Participou da exposição coletiva “Arte nas Galerias”, nas Galerias Populares dos Remédios e Espírito Santos. Participou da exposição coletiva “Manaus das Artes”, que ocupou o Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Participou da exposição coletiva Paropsidis Poetics (Prato Poético). Participou da exposição coletiva “A Marinha na Amazônia”, dentre outros feitos artísticos.
RAI CAMPOS (RAIZ)
O artista Raiz foi um dos grandes destaques no cenário das artes visuais, através do grafite, o artista, natural de Paulo Afonso (BA), mas amazonense de coração, é um apaixonado pela floresta, pela Amazônia, destacando em seus traços a luta pelos povos da floresta, pela preservação do verde, das populações tradicionais, como mostra seus “mega murais” no viaduto do Coroado, Zona Leste de Manaus. Suas obras, em seus aspectos sociais transformam e dão vida não apenas à capital amazonense, mas em diversas cidades do Brasil. Recentemente, uma fotografia com sua obra que retrata a imagem do Papa Francisco, foi levada ao homenageado no Vaticano. Em 2016, o artista fez várias viagens para produzir murais, como o de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tefé, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Tabatinga, Boa Vista, Letícia, além de uma parceria com o Greenpeace que lhe rendeu viagens para a Aldeia dos Mundurukus no Médio Tapajós e o Festival das Águas em Alter do Chão, no Oeste paraense.
Participou da exposição coletiva “Outro Muralismo” no espaço DaVárzea das Artes e do evento nacional Pimp My Carroça. Raiz cursa licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
HÊMILLY LIRA
Hêmilly Lira desfruta de quase 10 anos de carreira, consegue viajar pelos ritmos regionais da Amazônia até o pop romântico. Começou a cantar na igreja e em seguida expandiu seus horizontes fazendo shows por toda capital do Amazonas. A amazonense Hêmilly Lira assinou (um contrato) com a Warner Chappell Music e prepara o lançamento de sua música ‘Sigo em Frente’, produzida, gravada e arranjada por Max Viana, filho do cantor Djavan. Em busca de seu sonho, a cantora e compositora começou a se apresentar em bares do Rio de Janeiro, que além do MPB, seu repertório conta com toadas famosas dos bumbás Garantido e Caprichoso. “O motivo é bem simples: um sentimento dentro de mim que me dizia ‘se não for agora, não será nunca mais’. A verdade é que sempre sonhei em ser uma cantora famosa nacionalmente, fazer show por todo o país e pra milhões de pessoas. Canto desde criança e minha relação com a arte sempre foi íntima e intensa”, afirma a cantora e compositora. Quero conquistar o Brasil e assinar com o selo Warner e começar com o pé direito. “Pra mim é uma grande conquistas. A Warner é renomada nacional e internacionalmente. Tem peso e credibilidade. É uma honra e creio que essa parceria já é um sucesso”, enfatiza a cantora amazonense.
BOSCO JÚNIOR
Um dos grandes incentivadores do Desporto no Amazonas, Bosquinho, como é chamado pelos amigos, é empresário, formado em Educação Física e Presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Profissional – FAJJPRO, através da qual oferece suporte aos atletas do jiu-jitsu. Com sua capacitada equipe, organiza de forma técnica, eventos como o Amazon Open de Jiu Jitsu Esportivo, Open Japiim de Jiu-Jitsu Profissional, Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu Profissional, Copa Butika de Jiu-Jitsu Profissional, Copa Juventude, Copa Cidade de Manaus e Amazon Warriors No Gi, entre outros campeonatos que movimentam o cenário das Artes Marciais no Estado do Amazonas.
De forma silenciosa, ajuda atletas e academias, que muitas vezes não tem condições de desenvolver suas atividades esportivas, assim como auxilia projetos sociais. Ainda apoia a Associação Pestalozzi, não apenas com porcentagem dos valores de inscrições de campeonatos, mas também com seu tempo, pois sempre está presente na Associação.
SELMA MAIA
Selma Maia é uma pessoa apaixonada por fotografia, que desde o primeiro curso que participou, descobriu o gosto pela arte da luz, natural de São Paulo (SP), tem como cidade de coração Manaus, onde desde 1996 fincou raízes. É formada em Ciências Contábeis, e mãe de Maryane Maia, de 17 anos.
Sua paixão pela fotografia começou em 2011, quando ganhou uma inscrição para fazer um curso de fotografia em Manaus. A partir daí não parou mais, “porque a fotografia provoca prazer e mexe com os nossos sentimentos, é forma de expressão, é arte e observação, é o nosso olhar sobre o mundo, tornando a imagem como fruto desse amor fecundo. A evolução da paixão pela fotografia passa por uma câmera na bolsa, para não perder momentos de belos lugares que se vai, as festas de família e detalhes no jardim. E a “brincadeira” toma rumos inesperados provocando a aquisição de certos acessórios para “brincar” um pouco mais de fotografia”, comenta a fotógrafa.
Com o tempo, Selma Maia percebeu que fotografar era sinônimo de arte e harmonia, leveza e alegria. Passou a se capacitar fazendo outros cursos de fotografia, tudo para uma melhor compreensão sobre a parte técnica, as câmeras, as lentes, dicas e regras que norteiam o olhar fotográfico.
Em 2016, a fotógrafa Selma Maia participou da organização e colaboração em diversos eventos e projetos fotográficos, bem como, de algumas exposições coletivas, como a Mostra Coletiva de Fotografias, em homenagem aos 60 anos do ICBEU, com a exposição de 03 fotografias, Certificado de Aceitação para Exposição da fotografia “De quina pra lua”, no 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica – Foto Clube de Bauru, Gestão administrativa do Projeto informativo de fotografia “Foco Nelas”, idealizado/ministrado por Carlos Navarro e Gedeon Santos, que teve sua primeira edição realizada na Galeria do Largo – Manaus/AM e a Exposição coletiva Art ICBEU 60th – MULHERES Artistas Contemporâneas, com uma série de 04 fotografias – “Looking”.
Para 2017, pretende cursar Licenciatura em Artes Visuais, dar continuidade ao Projeto de Fotografia Foco Nelas, e contribuir com fotografias para ilustrar poesias e textos diversos, bem como, desenvolver junto a outros colegas do Foto Clube Lentes da Amazônia – FCLA, ações sociais e culturais no Amazonas e no interior do Estado.
A artista encerra registrando sua gratidão a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram em sua trajetória de estudo e captura da luz.
BABÁ TUPINAMBÁ
Babá Tupinambá e Jender Lobato assumiram a Diretoria Executiva da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso na manhã do dia 05 de setembro (segunda-feira). O novo presidente e vice-presidente do “Boi da estrela na testa” foram empossados no escritório do Boi Caprichoso em Parintins. O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso no início de seu primeiro mandato, inova o universo azulado, surpreendendo a galera azulada, valorizando artistas e sócios do Boi da Francesa. Realizou a audição do CD da Galera de forma democrática, apresentou as coreografias pelos Corpos de Dança do Caprichoso, distribuindo o CD da Galera, Carteirinha e Carnê de Sócios. Tupinambá promete muitas novidades na Loja Caprichoso
E no início de 2017, lançou a Loja oficial “Vitrine Azul”, física e virtual do Bumbá azulado, na noite do dia 06 de janeiro, que marcou mais uma etapa conquistada pelo Boi Caprichoso e na última sexta-feira (13), o Boi Caprichoso entra para a história como o primeiro bumbá de Parintins a ter consultório odontológico para atender crianças da Escola de Arte “Irmão Miguel de Pascalle”. Novidades virão, promete Babá Tupinambá, com a aquisição de um consultório oftalmológico ainda para 2017.
JORGE KLEIN
O pedagogo Jorge Klein é agitador cultural e entende que tem uma missão a cumprir: fazer leitores habituais. Participa de eventos culturais dedicados às artes plásticas e fotografia. Idealizou a Biblioteca de Incentivo à Leitura (BIL) Tenório Telles, cuja proposta é fazer leitores através de seus empréstimos de livros e palestras par o moradores das adjacências, democratizando a leitura. A Biblioteca foi inaugurada no último sábado (14/01) e fica localizada no parque Residencial Senador João Bosco Ramos de Lima, no Bairro de Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus. Jorge promete a publicação de um livro infanto-juvenil para 2017, a obra leva a temática regional e ambiental, e sua realização depende de patrocínio para suas ilustrações, diagramação e impressão.
PAULO SIMPLÍCIO
Nascido em Itacoatiara, interior do Amazonas, o artista Paulo Simplício é apaixonado por arte desde criança, quando já tocava violão e fazia pequenos trabalhos artísticos para amigos de colégio e membros da família. Aos 12 anos já trabalhava em uma empresa chamada Decorpint Publicidades fazendo painéis para cinema e outdoors. Simplício ganhou notoriedade e suas obras de arte conquistaram o mundo, sendo que já expôs em Viena, capital da Áustria, no Salão Kandinsk nos anos de 2013, 2014 e 2016, em Liechtenstein, entre a Áustria e a Suiça, em 2016, no Salão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na Faculdade Fametro, no Salão de Artes Sesc 2016, no Salão da Marinha 2016.
“Hoje tenho telas vendidas pela galeria Artinatic para quase todo o Brasil e a Europa, incluindo tela “A Moreninha”, que foi exposta em Viena, na Kaiblinger e vendida por lá para um colecionador anônimo daquele país. Para 2017 temos bastantes salões no Sul e sudeste e proposta para expor em Buenos Aires e Áustria. Ainda é plano, mas também pretendo estar no Louvre em Junho deste ano, enquanto isso me divirto nas horas de folga pintando e rabiscando letras de música no meu ateliê Studio que tenho em minha casa”, relata Simplício.
RAYSSA SANTOS
Rayssa Santos foi a Rainha do Carnaval de Manaus 2016. Desempenhou sua função na Corte Real com maestria, com muito samba no pé, distribuindo beleza e simpatia por onde passou, sendo que esteve presente em todo o calendário carnavalesco de 2016. Com apenas 19 anos, brincalhona, sorridente e apaixonada pela vida, ama a dança e faz dela o seu hobby preferido. Acadêmica do curso de Educação Física, noiva do conhecido mestre em artes marciais Hélio Rezende, viveu em 2016 a responsabilidade de abrir e representar os festejos. “Minha paixão pelo carnaval é algo materno, um laço ligado da geração familiar da minha mãe, ou seja, venho desde pequena sambando, fui criada nesse meio”, comenta Rayssa. Apesar de sua agremiação do coração ser a Vitória Régia, a Verde Rosa, onde aprendeu a reconhecer a beleza do carnaval, iniciou seu ciclo carnavalesco como Rainha de Bateria na Andanças de Cigano, que acabou por conquistar sua predileção. Também participou da Ciranda do Ruy Araújo. A Rainha é muito grata pelo apoio de sua família e de seu noivo, que foi primordial para conquistar e exercer seu cargo. Para o Carnaval 2017, Rayssa Santos continua Rainha da Bateria da Andanças de Ciganos, e promete surpreender na Avenida do Samba.
RUBENS BELÉM
O parintinense Rubens Belém é autodidata e retrata em sua obras as belezas, costumes e mistérios da Amazônia. Seu projeto de vida é ter seu trabalho reconhecido e exposto nas principais galerias do Brasil e do mundo. Na Pintura, os rios, a floresta, o homem e seus costumes fazem parte do universo que se transforma em cores vibrantes nas telas de Belém. Habitualmente utiliza a técnica do espatulado e acrílico sobre tela, mas o artista mostra também seu talento em murais e nos famosos painéis gigantes que produz ao lado dos filhos Juan Belém e Rubens Júnior, ao exemplo do painel de 07 x 12 metros para o Festival de Música do Colégio Santa Dorotéia. Em 2016, entre as exposições que participou, destacamos o Salão de Artes da Marinha do Brasil – A Marinha na Amazônia, Raízes, Amazônia, 3° Salão Doroteano de Artes, Expressões Amazônicas, Pintura ao Vivo no Largo e Paropsidis Poetics (Prato Poético).