PAINEL CULTURAL POR LUCIANO BITTENCOURT COM MUITAS NOVIDADES CARNAVALESCAS
21 de fevereiro de 2017“BABADOS E RUMORES” POR MAIRKON CASTRO
22 de fevereiro de 2017JIU-JITSU│ Pedro Gusmão Brasil, aluno da Escola Sesc, foi destaque na Seletiva Nacional Pro Jiu-Jítsu, realizada recentemente em Manaus(AM). O atleta concorreu na modalidade faixa cinza/branca e conquistou medalha de ouro, garantindo uma vaga para competir em abril, na capital Abu Dhabi, em Emirados Árabes Unidos (Ásia).
Segundo a mãe, Gabriela Gusmão, Pedro já participou de diversas competições, trazendo para casa muitas medalhas: “Nosso filho é sempre incentivado para a prática de esporte e participação em campeonatos. Acreditamos que para o seu aperfeiçoamento na arte e desenvolvimento físico e psicológico, é necessário que ele faça aquilo que gosta. Muitas vezes, encontramos dificuldades financeiras mas nunca deixamos de acreditar no seu talento”, disse.
Na seletiva, grandes atletas e nomes foram destacados. O evento contou ainda com a presença do presidente Sheikh Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, governante de Abu Dhabi. Com dois anos de treinos, Pedro conta que a competição foi difícil e que pretende se dedicar mais. “Gosto muito do Jiu-Jítsu, quero lutar e ganhar mais medalhas”, disse.
Jiu-jítsu -É uma arte marcial de origem japonesa, introduzida no século XVII, pelo monge chinês Chen Yuan-Ping. No Brasil, sua chegada foi no início na década de 20, através de Carlos Gracie. Sua prática é voltada para o ataque e autodefesa, além de ser considerado como uma base para vários combates esportivos modernos e outras artes marciais, entre elas: caratê, aikidô e judô.