FISICULTURISTA FELIPE FRANCO FAZ APRESENTAÇÃO EM MANAUS
30 de março de 2017BABADOS E RUMORES NA GRAVAÇÃO DO DVD DO BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO
31 de março de 2017EXPOSIÇÃO| Na próxima quinta-feira (06/04), a partir das 16h acontece o lançamento da exposição “Tatuagem” no Les Artistes- Café Teatro localizado na Avenida Sete de Setembro, ao lado do Banco da Amazônia.
Tatuagem (2017) é um projeto da artista visual Rakel Caminha e surgiu primeiramente em forma de colagem. Os trabalhos produzidos através de recortes narram cenas de um diálogo poético entre o real e o surreal e o caos reunidos em uma estética semiótica livre e poética sobre arte, caos e existencialismo.
“Tatuagem é a segunda mostra pública dos meus trabalhos, a primeira aconteceu em Curitiba. A ideia de expor esse material artístico em Manaus é entregar a população uma exposição que dialoga sobre temas relacionados ao humano, à existência, os sentimentos que nos cercam, transbordam e tatuam. “Tatuagem” é um grito poético visceral. Um grito de sentimentos; um olhar sobre o caos.”, comenta Rakel Caminha.
Segundo Rakel, a pesquisa durou cerca de seis meses, bem como a coleta de material para o trabalho e as obras começaram a ser produzidas em outubro de 2016. De lá pra cá, foram quatro meses para que estivesse formulado o esqueleto principal e aí então entrar em processo de formatação e finalização no mês de março para ser apresentado ao público em formato de exposição no dia 06 de abril de 2017 no Les artistes- Café Teatro.
“São simples imagens – que permeiam nossa retina e muitas vezes apenas passam por nós – transformadas em criação artística, propondo não só o ponto de vista da artista que cria, mas dando ao público espaço para livre reflexão e livre dedução de seus significados.” explica Rakel e continua, explicando sobre o porquê do nome: O nome escolhido – “tatuagem” – é uma analogia feita a partir das imagens. São imagens fortes, poéticas, retiradas de propagandas, folhetos, artigos de revistas e jornais que rabiscam nosso imaginário e a nós mesmos.Cada obra representa sentimentos existenciais e condições humanas que se traduzem em uma poesia intimista e visceral.”
Questionada sobre a continuidade do projeto Rakel explica “Tatuagem também se transformará em exposição em outros momentos e outros formatos; como foi o caso de Curitiba, que recebeu as artes através de uma intervenção artística de rua, a ideia é que possamos percorrer o máximo de lugares possíveis em Manaus e que possamos aproximar outras linguagens artísticas do projeto” e faz o convite para esta primeira edição em teatro: “Espero que o público encontre nesta exposição obras que tragam experimentalismo, criatividade, sentimento e poesia. O que desejo é que todos sejam impactados pelo pelas cargas emocionais de “Tatuagem”.
A exposição aproximadamente 20 obras de artes e uma obra escultural com intervenção aberta ao público de colagem. O evento é gratuito, inicia às 16h e encerra às 21h além das obras haverá também poemas escritos por Rakel, com exclusividade para o lançamento da exposição.
Tatuagem é uma produção independente com produção de Wanessa Leal em parceria com a Raa produções.