MANAUS RECEBE A VIGÉSIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA
19 de abril de 2017CELEBRIDADES CONFIRMAM PRESENÇA NA FESTA DO CUPUAÇU EM PRESIDENTE FIGUEIREDO
24 de abril de 2017CARNAVAL 2018| Na noite de ontem, quinta-feira, (20/04), aconteceu o lançamento da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas – LIESA, no Novotel, localizado na Av. Mandi, 04 – Distrito Industrial I. A nova liga carnavalesca visa firmar parcerias e convênios, elaborar e implementar programas de captação de recursos e ação nas comunidades e trabalhar um carnaval com idoneidade, transparência e reconhecimento pela comunidade.
A ideia de criação da nova liga aconteceu após o recente desligamento de algumas Agremiações, da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (CEESMA), devido ao controverso resultado do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial deste ano.
A mesa de abertura do evento contou com a participação de Ernani Ferreira, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Balaku Blaku, Batista Lima, representando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso, do presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra, Apolo Ferreira, Saulo Borges, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, Vilson Benayon Filho, presidente do Grêmio Recreativo Social Escola de Samba Andanças de Ciganos, Heroldo Linhares, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada e Luiz Pacheco, ex- presidente do G. R. E. S Mocidade independente de Aparecida.
Heroldo Linhares, afirmou que “nossa visão é de ética e comprometimento com o carnaval e com a cultura. Mostrando um carnaval com competência e seriedade”.
Para Saulo Borges, a criação da LIESA é o traçar de um novo caminho. “É um momento de alegria. O samba agoniza, mas não morre. O sentimento que nos move pelo carnaval faz com que a gente levante a cabeça e crie estratégias para novos meios. Uma proposta de um carnaval diferente e transparente se fez necessário, por respeito aos artistas, toda comunidade, brincantes, ao público e patrocinadores. A LIESA surge para abrir uma nova trilha”, afirma o presidente do G.R.E.S.M.I. de Aparecida.
Para Luiz Pacheco, ex- presidente do G. R. E. S Mocidade independente de Aparecida, a LIESA vem para fortalecer o carnaval e as escolas. É necessário um olhar para todas agremiações pelo mesmo prisma, e ter como um de seus objetivos transformar o carnaval amazonense no segundo carnaval do Brasil, como já fora um dia. Ainda existem pessoas que acreditam no carnaval: Nós acreditamos”.
“As ações como lançamento do enredo de todas as escolas de samba para atrair público e patrocinadores, além de captação de recursos, suporte contábil e advocatícios, são algumas das vantagens para as escolas”, ressaltou Luiz Pacheco.
“ Quanto as demais agremiações que não aderiram a nova Liga, a LIESA está de portas abertas para todas, pois a Liga não está disposta e nem foi criada para subjugar ou excluir as escolas, viemos para unir e somar, mas cabe lembrar que há regras que devem ser cumpridas por todas as agremiações integrantes. Já sobre a transmissão do Carnaval 2018, será um quesito a ser discutido com os patrocinadores”, complementou Luiz Pacheco.
Fotos: Luciano Bittencourt
Confira as fotos no www.facebook.com/amazoncult.