SASHA ABREU CONQUISTA TÍTULO DE RAINHA DO CUPUAÇU 2017
1 de maio de 2017FEIJOADA BENEFICENTE DO NACER OCORRE NESTE SÁBADO (06/05)
2 de maio de 2017FÓRUM| Manaus sediará Preparatório inédito para o Fórum Mundial das Águas no período de 10 a 12 de maio, no Tropical Hotel. Promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em parceria com o Conselho Regional (Crea-AM) e co-realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), a finalidade é reunir contribuições da região Norte do País para o maior evento global sobre a água, a ser realizado de 18 a 23 de março de 2018, pela primeira vez, no hemisfério Sul, mais precisamente em Brasília.
Profissionais da Engenharia e Agronomia de diferentes Estados do País, pesquisadores, cientistas, políticos e representantes da sociedade civil organizada estarão presentes no Preparatório, debatendo a problemática dos recursos hídricos e os desafios envolvendo a região, que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo (Amazônica) e a maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira (Tocantins-Araguaia). “Apesar da alta disponibilidade de água, a região ressente-se de um plano de gestão de recursos hídricos que proporcione levar água de qualidade e saneamento básico à população como um todo por um lado e por outro, permita a utilização sustentável desses recursos “, ressalta o presidente do Crea Amazonas, engenheiro civil Cláudio Guenka.
A programação do evento preparatório abrangerá temas como “Recursos Hídricos – De direitos fundamentais a commodities”; “Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços”; “Métodos Geofísicos aplicados à Hidroecologia e Gestão de Águas Subterrâneas”. A abertura será marcada pela Conferência “Impacto das Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricos das Amazônias (brasileira e internacional). No último dia, haverá a mesa-redonda sobre “O Desafio para a Garantia de Acesso à Água de Qualidade” e logo em seguida, a palestra final será sobre o 8° Fórum Mundial, com representante da organização do evento global. “Com este evento, pretendemos reposicionar a nossa região no centro da agenda internacional no que se refere às discussões de temas envolvendo os recursos naturais e sustentabilidade”, frisou Guenka.
A realização dos eventos foi definida após o convite ao Confea a integrar a Seção Brasil do Conselho Mundial de Água devido ao êxito da Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, que foi realizada pelo Conselho Federal em 2016.
Interessados em saber mais sobre o Preparatório podem acessar o hot site oficial do evento (http://mundialagua.confea.org.br/). No ambiente virtual, consta a programação completa, com temas a serem abordados e palestrantes, os internautas poderão obter informações turísticas de Manaus, com fotos da cidade, além de fazer as inscrições.
Para confirmar a inscrição no evento, será necessária a entrega de três quilos de alimentos não perecíveis no momento do credenciamento, antes do início do evento. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade.
Criado em 1996, pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial das Águas tornou-se um ambiente de discussão em nível mundial por meio do qual são estabelecidos compromissos políticos e incentivadas ações em todos os setores da sociedade.
A edição 2018 do evento possui como tema central “Compartilhando água” e deverá reunir em torno de 30 mil representantes de mais de 100 países. O Fórum será estruturado em quatro processos: temático, discussões técnicas sobre o tema água em diversas vertentes; político, permitindo debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, voltado à discussões das perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e por fim, o grupo focal de sustentabilidade. O evento global contará ainda com o Fórum Cidadão, que incentivará a participação popular nos debates. “Nessa agenda internacional, pretendemos demonstrar as contribuições e habilidades que os profissionais do Sistema podem dar para as áreas de planejamento e gestão, especialmente focadas no desenvolvimento, na sustentabilidade e na qualidade de vida da sociedade”, afirmou José Tadeu.
O Preparatório para o Fórum Mundial das Águas, de Manaus, conta com apoio institucional da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Tropical Hotel, Amazônia Cabo e Amazon Sat. Também com a participação de entidades de classe: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA), Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas (AEP-AM), Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Amazonas (APEFEA-AM), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia dos Amazonas (IBAPE/AM), Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (Senge-AM) e Associação Brasileira do Engenheiros Eletricistas do Amazonas (ABEE-AM).