OBRAS DE AUXILIADORA ZUAZO SÃO REUNIDAS EM MOSTRA NO SUMAÚMA PARK SHOPPING
22 de maio de 2017OSCARINO VARJÃO E SEU PETELECO SÃO TEMA DE DOCUMENTÁRIO A SER LANÇADO NESTA TERÇA, DIA 23
23 de maio de 2017CINEMA| Após um longo período de opressão, violência e discriminação, graças ao surgimento do movimento feminista, as mulheres ganharam voz e representatividade política para avançar socialmente e conquistar direitos civis. As mulheres, hoje, têm mais liberdade e espaço que em tempos passados, no entanto, há um longo progresso a ser feito em direção às conquistas de igualdade de gênero.
Em sua 13ª edição, o Festival de Cinema Europeu apresenta o tema “Mulheres em Cena” e cria um espaço fundamental para essa discussão no cinema. O Festival é promovido no Brasil para comemorar o Dia da Europa, 9 de maio, numa realização da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura.
O Festival ocorre simultaneamente em 11 capitais brasileiras, de 29 de maio a 11 de junho, prestigiando filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. Em Manaus, que recebe o Festival pela terceira vez, serão exibidos 14 filmes de nacionalidades diferentes.
Dentre as exibições, a maioria é de filmes dirigidos por mulheres, como o espanhol “De sua janela a minha” de Paula Ortiz, e o sueco “Belleville Baby”, de Mia Engberg, que trazem o olhar feminino por trás das câmeras, perspectiva ainda pouco prestigiada no mundo do cinema. A mostra exibe, também, filmes baseados em histórias de mulheres reais, como da artista dinamarquesa Marie Kroyer e da pensadora alemã Hannah Arendt, exemplificando mulheres corajosas, influentes e capazes de superar o preconceito e a “supremacia” masculina.
A independência e a luta pela igualdade são bem retratadas também no filme dos Países Baixos “A Excêntrica família de Antônia”, de Marleen Gorris, e no italiano “O primeiro cargo”, de Giorgia Cecere, nos quais as mulheres exercem o poder de escolha para seguir o próprio caminho.
Segundo Lorena Quintas e Rafaella Rezende, curadoras nacionais do festival, essa edição amplia e promove um debate sobre a importância de um espaço para a mulher dentro da sétima arte: “Queremos que essas histórias e esses olhares nos inspirem na luta por mais respeito e reconhecimento. Precisamos falar sobre isso. Que o cinema seja esse espaço de expressão, visibilidade e reflexão”, afirmam.
Com uma seleção repleta de filmes nos quais a mulher é o destaque, a mostra “Mulheres em Cena” do Festival de Cinema Europeu 2017, em Manaus, será exibida no Teatro Gebes Medeiros (antigo Ideal Clube, Av. Eduardo Ribeiro esquina com Rua Monsenhor Coutinho), de 29/05 a 11/06, às 18h30, durante a semana e às 17h nos fins de semana, com entrada franca.
SERVIÇO
O que: Festival de Cinema Europeu 2017 – Mulheres em Cena
Quando: 29 de maio a 11 de junho, às 18h30 e aos fins de semana 17h
Quanto: Entrada FRANCA
Onde: Teatro Gebes Medeiros – Av. Eduardo Ribeiro esquina com Rua Monsenhor Coutinho – Centro