EDITAL VAI PREMIAR 15 OBRAS LITERÁRIAS INÉDITAS ESCRITAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
17 de julho de 2017COMÉDIA COM MARCUS MAJELLA SERÁ EXIBIDA ATÉ O FINAL DE JULHO NO CINE ESTAÇÃO
17 de julho de 2017EXPOSIÇÃO| A mostra coletiva “Látex”, sob a curadoria de Heldilene Reale, tem obras assinadas por grandes nomes da arte plástica paraense, como Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias e Ruma de Albuquerque, permanece em cartaz até o dia 25/08, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
A exposição integra as atividades comemorativas do aniversário do Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, 800- Campina, Belém – PA), que completa 75 anos em julho e, além de seu acervo, a ocasião também será marcada pelo lançamento do Memorial do Banco da Amazônia, que vai reunir documentos, objetos e fotos que retratam a história da Instituição, desde sua origem.
Os artistas usaram como referencial os componentes históricos característicos dos ciclos da economia da borracha no País, mais especificamente seus desdobramentos, transformações e impactos sociais e culturais na região amazônica.
Os artistas criaram obras bi e tridimensionais com resoluções que se apropriam de componentes derivados da matéria prima látex e demais fatos da história desses ciclos. Emanuel Franco, por exemplo, apresenta a obra “Macacada bike”, que é constituída de 50 objetos, em formas de macacos, confeccionados com câmeras de pneus de bicicleta que serão agrupados na proposta de instalação visual.
Outro destaque da exposição, é a instalação visual do artista Jorge Eiró, que se inspirou no texto do sociólogo Fábio Castro “A Cidade Sebastiana”, para criar uma obra que faz alusão às ruínas desta cidade Sebastiana e sua memória do látex. Marinaldo Santos apresentará objetos construídos a partir do aproveitamento de produtos derivados do látex, com inclusão em suas obras de elementos do cotidiano que remetem aos usuais da época e de simbologias características da história da economia da borracha na Amazônia. As obras do artista terão suportes diferenciados, entre eles, a própria borracha, madeira e utensílios variados.
Para maiores informações: (91) 4008-3491.