MEIO AMBIENTE| Unir esporte com conscientização ambiental é o objetivo dos projetos “Remada Ambiental” e “Grito D’Água”, que farão ação voluntária de limpeza dos mananciais do Lago Tarumã, sábado, dia 29, a partir das 7h30. As atividades fazem parte da terceira edição da Virada Sustentável Manaus, considerado o maior festival do Brasil em prol da sustentabilidade, realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com 36 instituições da capital.
A Remada Ambiental já está em sua 14º edição e reunirá voluntários em pranchas de Stand Up Paddle (SUP), caiaques e canoas para recolher materiais descartados de forma irregular nas águas da Nascente do Gigante, no Tarumã-Açu. O ponto de encontro será às 8h, na Marina do Davi, Zona Oeste de Manaus, é aberto ao público e precisa de inscrição para participar, que pode ser feita através do telefone (92) 98188-4145.
“Além da ação nas águas, também vamos promover na Marina do Davi, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), oficinas de reciclagem de pet e de compostagem. Terá ainda 15 agentes que abordarão os frequentadores e moradores da região para conversar sobre preservação do meio ambiente. É uma forma direta de conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais. Além disso, alguns comerciantes da região cederão os muros dos seus estabelecimentos para fazermos um grafite com o tema conscientização ambiental. Será um evento muito bacana e contamos com o apoio de todos”, disse o coordenador do Projeto Remada Ambiental, Jadson Maciel.
Já o projeto Grito D’água ocorrerá a partir das 7h30 com saída do Flutuante Abaré, que fica na margem direita do igarapé do Tarumã. Os participantes poderão ajudar na limpeza acessando o flutuante e de lá lanchas seguirão para os locais da ação. Também serão disponibilizadas pranchas de SUP e 30 camisetas para os primeiros voluntários que chegarem ao local.
A ação é resultado de uma união de esforços do Flutuante Abaré SUP e PONTOCOMM – Comunicação e Marketing e iniciativa privada, com o apoio da Manaus Ambiental, Chef Urbano e Pump. “A intenção é unir esforços para que possamos obter resultados importantes quando o assunto é engajamento e marketing ambiental. A ideia sempre é motivar as pessoas pela ação e um único retorno, que é um futuro melhor para nossos filhos e netos”, comenta Agnaldo Oliveira Júnior, da Pontocomm & Marketing.
Esta é a quarta edição do projeto que tem engajado cada vez mais pessoas. Na primeira edição foram recolhidos 600 quilos de lixo; no Grito D’Água 2.0 uma tonelada; e na terceira edição foram recolhidas duas toneladas.
Sobre a Virada
A Virada Sustentável Manaus será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e correalização do Instituto Virada Sustentável, localizado em São Paulo, e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Terá produção da empresa Iaí Promoções e parceria com um conselho criativo formado por 36 instituições de vários segmentos.
É um oferecimento das empresas GR e Ball e tem patrocínio da Whirlpool, Consulado da Mulher e Instituto Alair Martins (IAMAR), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tem apoio da Sabin Laboratório Clínico, Word Animal Protection e Shopping Manaus Via Norte. Além disso, tem colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ainda tem parceria com as empresas BanksiaFilms, Oazzi e Up Comunicação Inteligente.