‘CINCO SEMANAS EM UM BALÃO’ LEVA AVENTURA, DIVERSÃO E FANTASIA AO TEATRO AMAZONAS
1 de dezembro de 2017SOUFFLÉ DE BODÓ REALIZA A SEGUNDA TEMPORADA NO CASARÃO DE IDEIAS NO SÁBADO (02)
1 de dezembro de 2017MÚSICA| A seara sonora do Música na Estrada ganha vez no palco do Teatro Amazonas com shows de Sebastião Tapajós Quinteto (PA), no dia 5 de dezembro, terça-feira, e Spok Quinteto (PE), no dia 6 de dezembro, quarta, às 20h. As atrações musicais do Festival embalam o público de Manaus com duas das mais ricas expressões da música brasileira: o violão amazônico e o frevo pernambucano. As apresentações têm entrada gratuita.
O Festival Música na Estrada é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com correalização da Kommitment Produções Artísticas e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). O Festival é apresentado pela Caixa Seguradora, conta com patrocínio máster do BNDES e patrocínio da instituição de ensino superior Estácio.
‘Por entre as árvores’ – Quem abre a programação musical do Festival é Sebastião Tapajós, que sobe ao palco do Teatro Amazonas com seu quinteto, trazendo o show “Por entre as árvores”.
Violonista e compositor de Alenquer (PA), com mais de 50 anos de carreira e reconhecimento internacional, o músico traz um repertório autoral, com destaque para “Rei Solano”, composição que virou hit na trilha da novela “A força do querer” (Rede Globo).
“Foi uma nota positiva, porque é tão difícil simpatizarem com alguma coisa! Foi ‘maravilhoso para a minha vida”, comenta o músico. “É de um disco chamado ‘Aos da guitarrada’, que produzi há uns três anos em homenagem aos mestres do gênero”.
O repertório da apresentação traz ainda composições como “Tributo à Edna Savaget”, “Anacã”, “Arariá” e “Amigos do Recife”, além da canção-título do show. “São principalmente músicas que fiz nos últimos tempos. Algumas nem foram gravadas ainda”, adianta Tapajós.
Sons de Pernambuco – A programação do 7º Festival Música na Estrada em Manaus se encerra ao som do mais popular dos ritmos musicais pernambucanos, com apresentação do Spok Quinteto, no dia 6 de dezembro, quarta-feira. Versão redux da festejada SpokFrevo Orquestra, do Recife, o conjunto embala a plateia do Teatro Amazonas com o show “Sotaque Pernambucano”.
No repertório, não vão faltar hits do Carnaval do Recife, como “Último dia” e “Três da tarde”, ao lado de composições autorais da SpokFrevo Orquestra, entre elas “Moraes é frevo” e “Capibarizando”.
“O frevo sempre foi feito para a folia, para fazer a festa. Mas, no nosso trabalho, buscamos mostrar o frevo não como trilha sonora, mas como ator principal”, destaca o Maestro Spok, como é conhecido o fundador e diretor musical da orquestra, Inaldo Cavalcante de Albuquerque.
Há quase 15 anos, o grupo se dedica a difundir a musicalidade do frevo pelo Brasil e pelo mundo. “Sempre fomos apaixonados pelo frevo, eu particularmente, e idealizamos levar essa música que nascemos ouvindo no meio da rua e para os palcos”, afirma Spok. “De lá para cá viemos realizando esse sonho de levar o frevo a lugares cada vez mais distantes, como faremos agora com o show em Manaus”.
Oficinas – Fora do palco, instrumentistas do Spok Quinteto vão compartilhar seu talento com os músicos locais em duas formações promovidas pelo Música na Estrada. São eles Renato Bandeira e Adelson Silva, que comandam respectivamente oficinas de Guitarra e de Bateria. Ambas as atividades acontecem nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 17, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).
Os interessados em participar das oficinas devem efetuar inscrição por meio do site do Festival Música na Estrada (http://musicanaestrada.art.br), na guia Inscrições. As formações têm vagas limitadas para até 20 participantes, cada.
PEÇA: Aventura no palco
Na reta final do 7º Festival Música na Estrada em Manaus, o Teatro Amazonas recebe também o espetáculo teatral “Cinco Semanas em um Balão”. Baseada no clássico de Júlio Verne, publicado no século 19, a montagem da companhia paulista Sabre de Luz terá duas apresentações gratuitas, nos dias 5 e 6 de dezembro, às 11h.
Diversão para crianças e adultos, o espetáculo narra as peripécias de um explorador que se dispõe a cruzar o continente africano a bordo de um balão, acompanhado de um amigo, o aventureiro Dick Kennedy, e do fiel criado, Joe. A peça tem direção e texto de Joyce Salomão, que também divide o palco com os atores Cristiano Salomão e Nino Belucci.
PEÇA: Arte conectando pessoas
Realizado desde 2011, o Festival Música na Estrada promove programações gratuitas de arte e cultura nos Estados do Norte do Brasil, promovendo acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de diversas regiões do País. Em sua sétima edição, o Festival passa por Belém, Brasília, Manaus, Santarém (PA), Porto Velho e, no ano que vem, por Boa Vista e Macapá.
FICHAS TÉCNICAS
Sebastião Tapajós Quinteto – Show “Por entre as árvores”
Sebastião Tapajós – Direção musical e violão de nylon, 6 cordas
Andresson Dourado – Piano
Igor Capela – Violão de nylon, 7 cordas
Márcio Jardim – Percussão
Daniel Delatuche – Trompete
Spok Quinteto – Show “Sotaque pernambucano”
Spok – Direção musical, saxofone e voz
Renato Bandeira – Viola e guitarra
Beto Hortis – Sanfona
Hélio Silva – Baixo
Adelson Silva – Bateria
SERVIÇO
Festival Música na Estrada apresenta Sebastião Tapajós Quinteto
Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Dia 5 de dezembro, terça-feira, às 20h
Entrada gratuita
Festival Música na Estrada apresenta Spok Quinteto
Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Entrada gratuita