ESCOLA DE SANTARÉM FICA EM 3° LUGAR NO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
1 de dezembro de 2017“O MÁGICO NATAL DO ABRAÇO” ABRE A PROGRAMAÇÃO NATALINA DO PARQUE PONTE DOS BILHARES
4 de dezembro de 2017CULTURA│É habitual abrir um site, assistir televisão, ler um jornal e se deparar com a afável imagem da artista paraense, radicada em Manaus, Rosimeire da Conceição Anjos, conhecida internacionalmente como Rosa dos Anjos.
Seus trabalhos, presentes não apenas no Brasil, mas em diversos Países da Europa, África, América Latina e América do Norte, levam consigo a força, a realeza e a identidade Amazônica, conquistando a todos pelas peculiaridades, ora pela delicadeza e minuciosidade, ora pela imponência e realismo, mas sempre marcados pela criatividade, brilhantismo, critérios de sustentabilidade e caráter ambiental na integralidade de sua obra.
Esculturas em recicláveis, barro, gesso, madeira, areia, cimento, alumínio, prata e bronze, biojoias, troféus, medalhas, artigos de decoração, pintura em tela, grafite, desenho, indumentárias, trançados em palha e seda, fotografia, entre outros, fazem parte do rol de habilidades e dom da talentosa Rosa dos Anjos.
Parques, praças e portais ostentam toda genialidade de Rosa dos Anjos, em diversas esculturas que representam com maestria a fauna e flora, assim como bustos de figuras importantes da história, em cidades de diversos Estados do Brasil, como Maringá e São José dos Pinhais, no Paraná, Macapá, no Amapá, Chaves no Pará, Manaus, Caapiranga, Tefé e Coari, no Estado do Amazonas. Itália e França também receberam a artista, que representou a arte amazônica em Salões Internacionais de Arte.
Bem quista não apenas no meio artístico, mas também por outros meios sociais por onde transita, a amazônida Rosa dos Anjos é engajada politicamente, devidamente respeitada e admirada. Foi Delegada de Cultura, representando os artistas do Estado do Amazonas junto ao Ministério da Cultura e também foi eleita e empossada em 2015, Conselheira Municipal de Cultura em Manaus, desempenhando com destaque sua função, procurando da melhor forma, propor ações de democratização da arte e de acesso à cultura e fiscalização de ações do Poder Público Municipal referente às ações de Políticas Públicas Culturais. Já como Presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas – ACEAM, agregou à coletividade uma representatividade significativa com projetos, exposições e principalmente, por se tornar uma das principais vozes de referencial artístico em defesa da classe. Sua importância é recorrentemente destacada através de menções honrosas e premiações institucionais, inclusive das Forças Armadas do Brasil.
Manaus substituiu o cinza de seus muros pela beleza e colorido do grafite. Se a capital amazonense vive esta explosão de cores, foi graças a insistente reivindicação de Rosa dos Anjos junto a Prefeitura de Manaus, pois persistentemente, a artista solicitava e defendia este segmento artístico, mas sofreu enorme resistência de Poder Público, até que ela mesma, convocou os grafiteiros para fazer parte de seus trabalhos, em painéis de Natal e murais lúdicos. Somente através destas ações, os agentes da Prefeitura de Manaus passaram a entender e compreender a importância do grafite para sociedade.
Sua arte serviu de alerta ao Poder Público, quando uma fotografia feita pela artista, de crianças brincando na fonte de água em frente ao Parque do Mindú, revelando e colocando em discussão a falta de espaços públicos de lazer na cidade de Manaus.
Um dos maiores marcos na trajetória da Artista, indubitavelmente, é a defesa do prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que encontrava-se em total abandono e prestes a ruir. Acompanhada de outros artistas, Rosa dos Anjos, passou a desenvolver ações para chamar atenção da sociedade, do Governo Municipal e Estadual e da Justiça. A Sociedade aderiu aos apelos, o Judiciário se movimentou e reconheceu a relevância da demanda e o Poder Público teve que cumprir as ordens de manutenção do prédio histórico, constantemente fiscalizado in loco pela artista, que sempre que pode, acompanha e convida a imprensa para mostrar o andamento das obras.
Recentemente, Rosa dos Anjos inaugurou seu ateliê, galeria e escola de artes, que se tornou um importante ponto de cultura regional, onde além de expor algumas obras, também transmite conhecimento para outras pessoas. Lá também é produzido mobiliário com madeiras certificadas pelo FSC – Forest Stewardship Council, selo internacional de um conselho responsável por promover uma gestão florestal responsável e o uso racional da floresta, através de um conjunto de normas denominadas princípios e critérios, que pretendem garantir a longo prazo a existência da floresta. Com a mesma madeira, também desenvolveu uma linha de biojoias, que já estão sendo comercializados no MON – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde são reconhecidamente, produtos de arte contemporânea e ecologicamente corretos, representando a brasilidade.
Rosa dos Anjos também desenvolve trabalhos de concepção artística com comunidades no interior do Amazonas, no sentido de despertar o empreendedorismo, estimular e sensibilizar sobre questões ambientais. Esta ação educativa é uma contrapartida com a empresa Mil Madeiras Preciosas, que fornece madeiras que seriam descartadas para serem reutilizadas com uma finalidade inteligente, sustentável e útil à sociedade. Um projeto similar a este, está em fase de elaboração para ser desenvolvido pela artista na capital paranaense, em parceria com uma grande empresa de cosméticos e o Governo do Estado do Paraná.
Finalizando 2017, a artista visual concluiu a árvore de natal que recebe sua assinatura, idealizada e construída com materiais recicláveis – garrafas Pet –, envolvendo associações e cooperativas de Coleta Seletiva. Além da árvore, ainda estão alocados nos arredores enfeites e um grande par de asas, desenvolvido exclusivamente para que as pessoas façam fotos, fazendo uma alusão a um anjo. Esta obra pode ser visitada no ponto de intersecção da Avenida Max Teixeira com Torquato Tapajós, acesso ao Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
Por onde passa, a consagrada artista Rosa dos Anjos faz estrondar e ecoar a beleza e a nobreza da Arte e da Cultura. Muito mais que seu ofício, a Artista Visual é apaixonada por essa missão de transformar a vida das pessoas através da arte, cumprindo um papel social, ambiental, econômico e cultural.