PÉ DE SERRA DO MOAI PROMOVE LANÇAMENTO DE DVD, NESTA TERÇA (12)
11 de dezembro de 2017CINE LÍBERO LUXARDO APRESENTA “CORPO DELITO” NAS SESSÃO VITRINE PETROBRAS
12 de dezembro de 2017CULTURA| Quem caminha pela capital amazonense já percebeu que existem vários imóveis e terrenos em completo abandono. Esta situação representa uma economia parada, falta de segurança e ausência de fomento para educação, cultura, juventude, turismo, trabalho e emprego.
Ao perceber isso o Núcleo de Estudos e Práticas de Utilização de Espaços Urbanos Ociosos para a Manutenção Econômica e Cultural – Jirau realizará o “Seminário de Requalificação do Centro Histórico de Manaus” no dia 15 de dezembro de 2017, das 14h às 22h, no prédio abandonado da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada ao lado da Praça do Congresso, no Centro. A atividade apresentará os resultados do Jirau ao longo do ano, apresentações do Observatório da Região Metropolitana de Manaus e também da Amazônia pelo Transporte Ativo – APTA. Haverá ainda as rodas de conversa sobre Plano Diretor e Estatuto da Cidade, e os Índices de um Centro abandonado. A programação contam com oficina Jardinagem Libertária e encerramento com “Sarau pela Cidade” repleto de intervenções artísticas de videomapping, música, DJ’s e declamação poética.
Michelle Andrews, produtora cultural, videomaker e integrante do Jirau comenta, “É fundamental pensar uma cidade mais nossa, uma cidade que a gente quer. Por que é inadmissível ter espaços sem uso social. O Jirau convida a sociedade civil organizada, a população em geral, os governantes, principalmente a Prefeitura para gente dialogar, encontrar soluções e mudar esse quadro que é alarmante. O seminário reunirá pessoas que querem discutir a cidade. Vamos começar a partir dos prédios abandonados no centro histórico e olhar com mais carinho a cidade de Manaus”.
“O uso é a melhor conservação. Prédios abandonados tendem a degradar naturalmente, assim como aqueles fechados e sem uso. A cidade precisa de espaços vivos, que vibrem e façam vibrar”, comenta Otoni Mesquita, artista e pesquisador que é um dos principais expoentes desse problema. Frequentemente, o autor do livro “Manaus – História e Arquitetura (1852 – 1910”), tem dado visibilidade aos prédios abandonados na cidade em suas redes sociais.
Foto: Rodrigo Duarte
PROGRAMAÇÃO
14h – Resultados do Jirau
15:30h – Observatório da Região Metropolitana de Manaus
16:30h – Oficina Jardinagem Libertária
17:30h – Apresentação do Amazônia pelo Transporte Ativo – APTA.
18:30h – Roda de conversa Plano Diretor e Estatuto da Cidade.
19:30h – Roda de conversa Índices de um Centro abandonado
20:30h – Intervenções artísticas ‘SARAU PELA CIDADE”- videomapping, música, DJ’s e declamação poética.
SERVIÇO:
O que é? Seminário de Requalificação do Centro Histórico de Manaus
Quando? 15 de dezembro de 2017 – das 14h às 22h
Onde? Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista – Praça do Congresso
Quanto? Gratuito