INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL: PRÁTICAS PARA A DESCOBERTA DO CORPO-VOZ
24 de janeiro de 2018VISITAÇÃO DO PARQUE DO MINDU REGISTRA AUMENTO DE 500% NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
25 de janeiro de 2018MEIO AMBIENTE| A Prefeitura de Manaus realiza uma atividade de sensibilização na próxima sexta-feira, 26/1, para marcar o Dia Mundial da Educação Ambiental, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte. O trabalho será feito em parceria com a comunidade, a fim de levar os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) aos moradores. A atividade acontecerá na sede do Balneário Esquina do Bolero, situada na rua Santo Antonio, na comunidade José Bonifácio, a partir das 9h.
Uma das atividades previstas para a comunidade é a formação de brigada de combate ao caramujo africano, ação realizada desde o ano passado visando conter a proliferação do molusco na cidade. Serão realizadas também ações de arborização, distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, além de exposições de reaproveitamento de resíduos sólidos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a intenção é marcar a data realizando, exatamente, as atividades que a Semmas se propõe a executar dentro da sua política municipal de educação ambiental, todas voltadas para o dia a dia da comunidade. “Integramos a comemoração à nossa programação de trabalho e aproveitamos para ressaltar os resultados positivos obtidos em 2017, com mais de 38 mil pessoas contempladas com nossas atividades de Educação Ambiental, por meio de oficinas, palestras, visitas de campo, ações e campanhas, ao longo do ano”, afirmou o secretário Antonio Nelson.
Na Colônia Terra Nova, serão realizadas as seguintes atividades: formação de brigada de combate ao caramujo africano, distribuição de 300 mudas frutíferas e ornamentais, plantio, exposição de peças feitas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, jogos ambientais e distribuição de material informativo sobre as diferentes campanhas ambientais realizadas pela prefeitura. “Buscamos interagir com a comunidade e tentar sensibilizá-la ao máximo sobre a importância dos temas ambientais e mostrar na prática como as pessoas podem contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da sua rua, do seu bairro e da sua cidade”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.
Sobre a data
O Dia Mundial da Educação Ambiental surgiu a partir da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida em junho de 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, e da Carta de Belgrado, redigida com base na Declaração de Estocolmo, estabelecendo as metas, objetivos e princípios orientadores de programas de educação ambiental em todo o mundo. Segundo o documento, educação ambiental é um processo responsável pela formação de indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, num processo dinâmico e participativo, que busca despertar nas pessoas uma consciência pela qual elas possam se inteirar dos problemas ambientais de um modo geral (global) e específico (ambiente onde vivem).
Fotos: Marinho Ramos / Arquivo / Semcom