NAVIO M/S BRAEMAR CHEGA A MANAUS NESTA QUINTA-FEIRA
6 de fevereiro de 2018BAILE HAVAIANO, DESFILE DE FANTASIAS E CARNA KIDS MOVIMENTAM RESORT DE LUXO
8 de fevereiro de 2018GASTRONOMIA| Diferentes “amazônias” em um mesmo prato. Esse pode ser um resumo da proposta por trás do evento idealizado pela Associação PanAmazônia e pelo Restaurante Caxiri, que traz pratos assinados pela chef Debora Shornik e pelo chef convidado Beto Bellini. A ideia central é apresentar ao público de Manaus um pouco das inúmeras possibilidades de combinação de ingredientes regionais, dentro do conceito de “moderna gastronomia amazônica”. As reservas para prestigiar o cardápio exclusivo nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Manaus, já podem ser feitas.
Ambos os chefs estão no elenco que compõem a primeira edição do livro “Gastronomia Panamazônica – As Melhores Receitas da Amazônia Continental”, organizado por Belisário Arce, diretor executivo da Associação PanAmazônia.
De acordo com o chef convidado Beto Bellini, o menu contemplará opções como o Consomé Sanoma, o Pirarucu com Vinagrete de Frutas Amazônicas e o Pudim de Tucupi Preto. “Além disso, vamos realmente misturar criações minhas e do próprio Caxiri”, diz.
Bellini é amazonense, mas reside em Boa Vista, em Roraima, há 10 anos. Ele foi o primeiro representante daquele Estado em um reality show de culinária de abrangência nacional, chamado Cozinheiros em Ação, do canal GNT. Beto Bellini hoje está engajado em projetos e estudos que desenvolvam e valorizem ingredientes e sabores de Roraima, buscando sempre firmar a identidade gastronômica do extremo norte com receitas autorais, tais como as que desenvolveu utilizando o Sanöma – os cogumelos Yanomami.
Como resultado dessas pesquisas e receitas desenvolvidas com os cogumelos, Beto Bellini foi convidado para apresentá-las durante um jantar oferecido pelo Instituto Socioambiental à comunidade Yanomami, que contou com a presença do renomado chef Alex Atala. Na ocasião, Atala experimentou os pratos desenvolvidos pelo chef roraimense e deu o seu crivo. “Pratos surpreendentes, com sabor, com textura, com cor e mais que isso, com uma mensagem de cozinha local que precisa ser conhecida e reconhecida”.
No cardápio de experiências de Beto Bellini, também estão como temperos a atuação dele como consultor no segmento da gastronomia para diversos empreendimentos como chef executivo do restaurante Ville Roy Picanha. Paralelamente, sempre manteve seus projetos pessoais: o restaurante “portas fechadas” Le Garage Jantar Gourmet e a confraria Clube Gourmet Roraima.
Descendente de russos, Debora Shornik, por sua vez, é paulista e mantém dois restaurantes Caxiri, sendo um em Manaus e outro em São Paulo. Além desses empreendimentos, Debora é responsável pelo Hotel Mirante do Gavião e pelos restaurantes Flor do Luar e Camu-camu, no Amazonas. Entre suas experiências profissionais, destaca-se ter trabalhado ao lado da “masterchef” argentina Paola Carosella.
Para Beto Bellini, o que o atrai na mistura de sabores de uma região é o “andar na contramão”. “Ou seja, ao invés de fazer trazer pratos da cozinha internacional, fazer a nossa culinária, com os nossos ingredientes, aquilo que sempre fizemos, sempre colocamos à mesa e, ao mesmo tempo, descobrir e apresentar também novos ingredientes, novas combinações e novas formas de montar isso tudo no prato”, explica. “Sou muito grato pelo convite a participar desse evento em Manaus”, completa.
O jantar está previsto para começar a ser servido pontualmente às 20h nos dois dias. O ideal é chegar com 30 minutos de antecedência ao Caxiri, localizado na rua 10 de Julho, 495, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. As reservas podem ser feitas pelos telefones (92) 99367-7358 e 3304-8300. O valor por pessoa é R$ 150, com direito a couvert, entradas, prato principal e sobremesa (bebidas não inclusas). O evento tem o apoio da Fogás.
SERVIÇO
Evento gastronômico regional
QUANDO: 22 e 23 de fevereiro, às 20h
ONDE: Restaurante Caxiri – Rua 10 de Julho, 495, Centro
QUANTO: R$150 por pessoa
INFORMAÇÕES: (92) 99367-7358 / 3304-8300
REALIZAÇÃO: Associação PanAmazônia e Restaurante Caxiri
APOIO: Fogás