ESQUENTA DO BLOCO DO AXERITO TERÁ ENTRADA GRATUITA ATÉ 21H, NESTA QUINTA
5 de fevereiro de 2018SETRAB E SRTE-AM QUEREM MAIS VAGAS PARA TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA
6 de fevereiro de 2018CULTURA| Será na próxima quarta-feira (07), o início da Exposição coletiva de mini réplicas da cerâmica Tapajônica, resultado da oficina de parceria entre Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e artesãos ceramistas. A exposição com 75 peças será nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), a abertura a partir das 16 horas. Osartesãos e demais pessoas com prévio conhecimento na área formaram o público alvo da oficina ministrada pelo Mestre Ceramista Elves de Sousa Costa.
“O resultado superou a expectativa, a princípio, o resultado seria a produção de 25 peças, mas o interesse dos participantes tanto na dedicação do tempo, e do interesse a perfeição/agilidade do produzir, a finalização foi concluída com 75 peças”, explicou o ceramista.
A chefe de seção de atendimento ao turista do CCJF, Patrícia Chaves, destacou a oportunidade do trabalho conjunto. “Assim que fomos procurados, traçamos as diretrizes para as etapas iniciais da capacitação orientadas pelo ceramista Elves. Desde o registro das as peças originais da cerâmica no Centro Cultural, depois com o grupo, quando realizaram a limpeza do matéria-prima, a argila, o conhecido barro, a retirada das impurezas, a moldagem de réplicas em miniaturas, a técnica da queimação, pintura de algumas peças e então finalizar com essa exposição”, detalhou.
Participaram da oficina 14 pessoas na produção de mini réplicas, dentre peças: vasos de gargalos, o ídolo de base semi-lunar e muraquitãs (símbolo místico amazônico, considerado o amuleto da sorte, a forma de sapo). Após a abertura, a exposição seguirá até o dia 07 de março, no expediente, das 08 h às 18 horas.
SERVIÇO:
Onde: Centro Cultural João Fona-CCJ- Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha
Quando: F07/02/2018 16h0