PREFEITURA DE MANAUS REGULAMENTA SISTEMA DE FOMENTO À CULTURA
6 de abril de 2018NETINHO DE PAULA, EX-NEGRITUDE JUNIOR FAZ SHOW ESPECIAL EM MANAUS
7 de abril de 2018CULTURA| O artesanato de Santarém é rico em criatividade. Um elemento que ganhou destaque e se tornou um ícone para o Pará e também patrimônio cultural são as cuias pintadas. É um artesanato característico da região, resultado de uma série de trocas culturais, com origem indígena, e intensificado a partir da colonização portuguesa. Com o objetivo de difundir essa arte milenar, o Serviço social do Comércio (Sesc) traz, por meio do projeto “Cuias de Santarém – Arte e Tradição Tapajônica”, oficinas de Cuias Pintadas e exposições de Artes Visuais. Para iniciar a difusão desta arte amazônica, no mês de abril serão realizadas duas oficinas de Pintura em Cuia, com o Mestre Emanoel Camargo Fona, no período de 09 a 13/04. As inscrições são gratuitas
A confecção de cuias tingidas com pigmentos naturais e decoradas com motivos amazônicos são umas das tradições mais antigas de Santarém, que persiste até os dias atuais. O fruto da cuieira é utilizado na cultura local como utensílio doméstico, onde são servidas comidas típicas, bebidas, e também onde são armazenados líquidos e outros tipos de alimento; além disso, o ribeirinho também utiliza a cuia para pegar e armazenar água do rio, para tomar banho, cozinhar; tirar água da canoa, além de decorar paredes e armários das residências. Porém, o uso da cuia vai além da utilidade doméstica: para o santareno, indica a sensação de pertencimento, pelo uso de um objeto tipicamente paraense. Vai além: a cuia pintada, ornamentada, detém um valor estético que muito orgulha o mocorongo, como são chamados os santarenos.
No mês de maio e no mês de setembro, no espaço do Hall de Entrada do Sesc, a Família Camargo Fona, que é uma das mais tradicionais detentoras desse saber artístico, fará uma exposição de seu trabalho, e no mês de setembro, o resultado das quatro oficinas será exposto ao público.
Em agosto o projeto continua trazendo mais oficina para adultos e crianças e, em setembro o resultado das quatro oficinas será exposto ao público.
Foto: Divulgação
SERVIÇO:
O quê: Oficina de Pintura em Cuia
Quando: 09 a 13/04 (Segunda a sexta- feira)- Turma 1: 14h às 17h/ Turma 2: 18h às 20h
A partir de 15 anos
Quanto: Inscrições Gratuitas
Onde: Sesc em Santarém (Rua Wilson Dias da Fonseca Nº 535 – Centro)
Informações: (93) 3522-5126 / 3522-1424 (Sesc em Santarém)/ (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)