WORKSHOP DISCUTE CRIAÇÃO DE MUSEU DE GEOCIÊNCIAS E PALEONTOLOGIA NA AMAZÔNIA
17 de abril de 2018CÁSSIA ELLER E NANDO REIS EM ESPETÁCULO MUSICAL NO TEATRO MANAUARA
28 de abril de 2018MÚSICA| O cantor amazonense Luso divulga o lançamento do novo single “Aconteceu”. Gravado em Porto Alegre, no estúdio SOMA, “Aconteceu” tem a participação especial de Serginho Moah. O clipe pode ser conferido no canal oficial do cantor no YouTube: https://bit.ly/2ut21gO .
Luso possui 16 anos de carreira em uma trajetória que se desenvolveu por três regiões do país: Norte, Sudeste, Sul. Nasceu em Manaus (AM) e foi sendo levado para a música por influência de seus familiares. Em 1981, seus tios fundaram a primeira banda de forró do Amazonas, a Cheiro Verde, em que parte de seus integrantes montaram a Banda Carrapicho, do hit Tic,tic, tac Bate Forte o Tambor (Braulino Lima). Até que no final de 2000, Luso venceu o concurso da Rede Amazônica que procurava “A Voz do Novo Milênio” para lançar como a revelação da música. E, em 2004, lançava seu primeiro disco, Luso Neto aos Fãs. O artista agora assina seu nome artístico somente como Luso.
No ano de 2007, Luso gravou o seu segundo álbum, Paciência. Em 2009, quando mudou-se para São Paulo, já tinha em sua bagagem dois discos e um DVD gravados e algumas de suas músicas nas paradas de sucesso das FMs manauaras, resultado de suas duas primeiras composições: Tempos e Somente pra Mim, que ficaram entre as dez mais executadas da Rádio Cidade FM, em Manaus, em 2004 e 2005.
Em 2012, Luso gravou o álbum Simplesmente e lançou o trabalho em São Paulo. Em 2014, o artista começou o processo para lançar o EP Ynterkallado (2015), já contando com novos parceiros como a manager e produtora executiva, Rosane Teixeira, e o compositor e guitarrista, Fernando Mangabeira e Léo Uka. Nesse trabalho, que afirma o poprock como a linguagem de Luso, a produção, letras e arranjos amadureceram. O EP teve início com o lançamento do single Fatal, com direito ao lançamento de um vídeo clipe. Essa canção proporcionou o contrato com a gravadora Circuito Musical, selo administrado pela Universal Music e que impulsionou a carreira do artista, gerando, cada vez mais, interesse no trabalho autêntico e original de Luso.
Luso vem percorrendo o país com seus shows em que canta seu trabalho autoral. No final de 2017, realizou o show “Tudo IncLuso” no Teatro Amazonas, em Manaus, para comemorar seus 16 anos de carreira, o mesmo que foi apresentado em janeiro deste ano no Teatro Sesc Gravataí e em São Paulo. No dia 6 de abril, Luso apresentou o show até então inédito “Rock Não tem Idade” no Largo de São Sebastião, em Manaus., ao lado de dois artistas renomados do rock nacional: Reges Bolo e Kiko Zambianchi.